StayWay Covid, funciona mesmo?!

 StayWay Covid, funciona mesmo?!

Antes de mais, olá a todos os leitores, sou o Nelson e serei responsável por vos trazer conteúdos da área de tecnologia. Espero que o meu contributo vos ajude a tomar melhores opções.

Como actualmente o tema incontornável é o Covid-19, mesmo o concelho de Proença-a-Nova, não estando com classificação máxima no risco de contágio, devemos manter os cuidados amplamente recomendados. Assim decidi explicar e analisar a app StayWay Covid. Pois bem vamos a isso…

O funcionamento da aplicação está dependente de três parâmetros essenciais:

Ligação wi-fi ou dados móveis;

Bluetooth activo;

Introdução de um código por cada utilizador que teste positivo.

Isto obviamente tendo em conta, que a aplicação está instalada e actualizada.

A ligação wi-fi ou os dados móveis servem para garantir a ligação à internet e sincronização com a base de dados onde estão as informações para a aplicação.

O Bluetooth serve para detectar a proximidade dos utilizadores

A introdução do código por cada utilizador que teste positivo ao Covid-19, serve para validar e assinalar esse utilizador na rede. O código é fornecido a cada teste, pela entidade que o realiza, este código será depois de introduzido na aplicação, validado pela Direcção Geral de Saúde.

Resumidamente se todos os pressupostos se verificarem, quando a aplicação detectar que estivemos a menos de 2 metros e por um período superior a 15 minutos, de um utilizador infectado, a aplicação irá notificar-nos para nos isolarmos e entrar em contacto com a linha SNS24.

Respondendo à questão inicial, a StayWay Covid funciona mesmo?

Desde que cumpridos todos os requisitos, sim funciona. Agora parece-me bastante difícil que todos os utilizadores com teste positivo, reúnam as condições necessárias para que isso se verifique.

Porque por exemplo se um utilizador positivo, não cumprir os parâmetros, a aplicação nunca irá alertar os restantes, que vierem a estar em condições de serem infectados por este e pode gerar-se uma falsa segurança.

De referir que até ao momento esta aplicação tem uma avaliação de 2,7 numa escala de 0 a 5, para a qual contribuíram 7.801 utilizadores.

Conforme informação disponibilizada na página oficial da aplicação, a StayWay Covid garante a segurança e privacidade de todos dados e foi desenvolvida pela INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider para a DGS / Ministério da Saúde.

Espero que tenham gostado e compreendido a minha análise a esta aplicação, caso tenham alguma dúvida ou opinião e queiram manifesta-la, por favor usem os comentários na página deste artigo. Ah… já me esquecia… Partilhem e ajudem o Jornal de Proença a crescer.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter