Proença: Novo mural de Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso inaugurado nas Cimadas

Proença: Novo mural de Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso inaugurado nas Cimadas

A mais recente obra dos pintores Silvia Matyhs e Cavalheiro Cardoso foi inaugurada este domingo, dia 29 de agosto: o mural foi desenhado no muro da eira das Cimadas, aldeia que acolheu os dois pintores há vários anos.

“este mural retrata precisamente a eira, local utilizado para malhar o pão, ideia formada pelos Cimadenses, principalmente daqueles que costumavam participar no processo de transformação. O nosso principal objetivo era trazer a memória de todos estes momentos e ser fiel aos nossos costumes. Para a concretização, foi essencial a ajuda dos Cimadenses, em especial de Virgílio Moreira, que nos forneceu registos fotográficos e relatos desse tempo. Este mural trouxe-nos também um bom desafio à nossa criatividade, porque queríamos que esta obra marcasse a tradição da malha do pão e de todas estas tradições”.

segundo Silvia Mathys

A artista agradeceu ao presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral, Pedro Lopes, e ainda ao presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, pelo acompanhamento ao longo da execução do projeto. Pedro Lopes refere a eira como sendo “um local onde se juntavam amigos e vizinhos em momentos de convívio, partilhando histórias de vida”. Aponta ainda que esse era um dos objetivos desta obra, “para que se propiciem bons momentos de convívio novamente”.

O Presidente da Câmara disse que

“este era um espaço de trabalho, que reunia muita gente, relativamente ao que eram os trabalhos do campo, romarias, convívio e até alguns namoros que por aqui começavam. Além disso, é mais um contributo do Alfredo e da Sílvia. Temos já murais nas Cimadas, Maljoga, Proença-a-Nova, Sobreira Formosa, São Pedro do Esteval e Montes da Senhora. Começamos a criar um verdadeiro roteiro que é importante tanto para os que nos visitam como também para a autoestima daqueles que vivem nestas localidades”.

João Lobo

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter