Junta e Paróquia entregam cabazes de Natal

 Junta e Paróquia entregam cabazes de Natal

No dia 15 de Dezembro, o Núcleo da Cáritas de Proença fez 45 cabazes de Natal que foram entregues nos dias 19 e 20 de Dezembro.

Este ano seguimos a estratégia do ano anterior. A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral fez um levantamento das pessoas carenciadas e a Cáritas Paroquial também fez o seu levantamento. Depois são acariadas as pessoas ou agregados familiares carenciados para não haver duplicação de ajudas para uns e esquecimentos de outros.

Mesmo assim, ainda poderá restar alguma pobreza envergonhada que nos escape. Faz-se um juízo apreciativo de cada caso, quase sempre neste sentido da ajuda natalícia, e estabelecemos o cabaz a elaborar para cada caso.

O Cabaz tem em conta os rendimentos da pessoa ou agregado familiar em causa (o número de pessoas e a idade das pessoas). 90% dos cabazes elaborados têm um valor médio de 25€.

Este ano devido à pandemia não fizemos a coleta de alimentos junto dos supermercados locais. Porém, a generosidade da comunidade cristã, associada à União de Freguesias de Proença e Peral e ao Centro de Fitness Força & Saúde têm feito a diferença e gerado o suficiente para os cabazes de Natal.

Para completar, o Município de Proença integrará este Cabaz de Natal com o evento da filhó solidária: cada cabaz levará também filhós solidárias.

Se há alguma coisa que o vírus não mata é a vontade de fazer bem a cada ser humano. A generosidade não está refém da Covid-19 e quando menos esperamos temos o suficiente.

Como o Natal é quando o homem quiser, a Cáritas Paroquial ajuda todo o ano. Muitas ajudas não são do foro material. Às vezes, as carências materiais vêm da incapacidade de gerir o pouco que se tem. Os conselhos não enchem barrigas, mas ajudam a orientar a vida e os bens materiais.

A Cáritas Paroquial de Proença agradece à pessoa anónima que nos ajuda, aos que durante este ano deram a cara por esta causa dos mais carenciados e também às instituições envolvidas. Obrigado a todos.

Santo Natal e Próspero Ano Novo.

Cáritas Paroquial de Proença

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter