Crianças do Jardim de Infância de Proença visitam refugiados
As crianças do Jardim de Infância de Proença-a-Nova visitaram as crianças refugiadas residentes no Seminário de Proença levando a sua amizade e alguns bens para partilhar.
Durante uma semana os alunos e os educadores foram conversando sobre a guerra, as pessoas, recolheram bens para os refugiados e chegou o dia da visita e da entrega dos bens.
Os sorrisos de quem deu e principalmente de quem recebeu, tornaram o dia especial …
As crianças quando nos viram entrar no portão correram para nós e cumprimentaram “OLÁ, BOA TARDE!”. Voltamos de coração cheio …
O mais engraçado é que, no caminho, perguntámos-lhe “onde fomos?” e uma criança disse muito rápido “fomos à Ucrânia!”. E “o que é isso?” Ao que respondeu “Ai não sabes! É para onde um homem, que eu não me lembro do nome, manda bombas. É a guerra.”
as educadoras
A estes alunos foi-lhes proporcionada uma verdadeira aula de educação para a cidadania, humanidade e solidariedade. A amizade é universal. A brincadeira é universal. O carinho é universal. Só o não é, quando os adultos colocam questões económicas, financeiras, históricas, religiosas, militares por cima do ser pessoa.
Este é mais um entre muitos gestos grandiosos que a pessoas de Proença-a-Nova manifestaram para com os refugiados residentes na velha Cortiçada. Este revela uma importância maior pelo cariz educacional: educamos crianças para serem verdadeiros cidadãos do mundo.