Crianças do Jardim de Infância de Proença visitam refugiados

Crianças do Jardim de Infância de Proença visitam refugiados

Foto de grupo da visita

As crianças do Jardim de Infância de Proença-a-Nova visitaram as crianças refugiadas residentes no Seminário de Proença levando a sua amizade e alguns bens para partilhar.

Durante uma semana os alunos e os educadores foram conversando sobre a guerra, as pessoas, recolheram bens para os refugiados e chegou o dia da visita e da entrega dos bens.

Os sorrisos de quem deu e principalmente de quem recebeu, tornaram o dia especial …

As crianças quando nos viram entrar no portão correram para nós e cumprimentaram “OLÁ, BOA TARDE!”. Voltamos de coração cheio …

O mais engraçado é que, no caminho, perguntámos-lhe “onde fomos?” e uma criança disse muito rápido “fomos à Ucrânia!”. E “o que é isso?” Ao que respondeu “Ai não sabes! É para onde um homem, que eu não me lembro do nome, manda bombas. É a guerra.”

as educadoras

A estes alunos foi-lhes proporcionada uma verdadeira aula de educação para a cidadania, humanidade e solidariedade. A amizade é universal. A brincadeira é universal. O carinho é universal. Só o não é, quando os adultos colocam questões económicas, financeiras, históricas, religiosas, militares por cima do ser pessoa.

Este é mais um entre muitos gestos grandiosos que a pessoas de Proença-a-Nova manifestaram para com os refugiados residentes na velha Cortiçada. Este revela uma importância maior pelo cariz educacional: educamos crianças para serem verdadeiros cidadãos do mundo.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter