Centro Ciência Viva da Floresta inaugura Espaço BioAromas LIIS em dia de 15º aniversário

Centro Ciência Viva da Floresta inaugura Espaço BioAromas LIIS em dia de 15º aniversário

À celebração do seu 15º aniversário, o Centro Ciência Viva da Floresta (CCV Floresta) juntou também a inauguração do novo Espaço BioAromas LIIS, exatamente um ano depois do lançamento da primeira pedra.

Na cerimónia de inauguração, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, congratula o CCV Floresta, explicando a sua importância: “é um equipamento de referência no concelho e daqueles que traduz maior interatividade. Nestes 15 anos passaram mais de 200.000 visitantes pelo CCV Floresta, que diz bem da sua relevância”. Quanto à execução do projeto BioAromas LIIS, explica que “foram feitas duas candidaturas, que não foram aprovadas. Tentámos uma e outra vez, e por fim conseguimos, o que só destaca a resiliência deste grupo, mas aquilo que dá trabalho, tem muito mais valor”.

O autarca destacou ainda o papel das famílias como “objeto principal, que encontram agora no Espaço BioAromas LIIS uma resposta diferente para pessoas com necessidades diferentes”. Edite Fernandes, diretora do Ciência Viva da Floresta, deixou um agradecimento geral a todos os parceiros, fazendo uma visita guiada a todos os presentes pelo novo Espaço. No edifício pode ver-se uma sala, na qual se espera que os jovens/adultos possam fazer atividades; um refeitório para que possam almoçar; uma sala onde vão preparar e armazenar as plantas. Na parte exterior está também um secador, onde se irão secar as plantas aromáticas, que estes produzem nos seus próprios canteiros.

Virgílio Martins, padre da Congregação do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e corresponsável das paróquias de Proença-a-Nova, Peral e São Pedro do Esteval, que durante o último ano acompanhou e acolheu os jovens/adultos do projeto BioAromas LIIS de forma diária, aponta às características do grupo: “foi uma alegria tê-los na nossa casa, porque são pessoas com uma extrema sensibilidade. Ficamos um pouco mais tristes por saírem da nossa casa, mas contentes pela amizade que construímos. São um verdadeiro exemplo para nós”.

O BioAromas LIIS – Laboratório de Integração e Inovação Social é uma resposta social, inovadora e integradora de jovens/adultos com deficiência ligeira a moderada, sendo uma alternativa à tradicional institucionalização. Para a execução deste projeto o CCV da Floresta somou os apoios e parcerias do Município de Proença-a-Nova, do Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, e da iniciativa pública “Portugal Inovação Social”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter