Bem-vindos ao Jornal de Proença

 Bem-vindos ao Jornal de Proença

Os constrangimentos pandémicos que vigoram desde Março de 2020, deram-me a possibilidade de reorganizar e digitalizar arquivos paroquiais. Neste processo de clausura, mas também de reflexão e oração, contactei mais de perto com a história do Jornal de Proença. Senti que é necessário continuar um caminho de actualização na forma de comunicar e de reestruturar este meio de comunicação. A ideia foi partilhada e reflectida pelos colaboradores directos do Jornal e depois consolidada pelas estruturas paroquiais.

Decidimos criar uma plataforma digital como complemento ao jornal em papel, que nos aproximasse ainda mais dos nossos leitores actuais e piscando o olho a novos leitores. Neste momento, temos 1417 assinantes nacionais e 255 assinantes espalhados por 15 países onde se encontram os proencenses na diáspora.

O digital trouxe consigo novos desafios: o nome, o design, o acesso à informação e a elaboração das notícias, a sustentabilidade do projecto… O nome “O Concelho de Proença-a-Nova” é muito longo para entrarmos neste mundo da Internet. Assim, optamos por voltar ao primeiro nome do jornal “O Jornal de Proença-a-Nova” e abreviá-lo para “Jornal de Proença”. Quanto ao design estamos a procurar uma ligação harmónica entre o formato papel e o digital. Encetamos contactos com instituições e procuramos novos colaboradores no sentido de obtermos a informação e da publicarmos procurando um equilíbrio entre a integridade fontes e o direito à informação. No que toca a sustentabilidade, sabendo da utilidade do Jornal de Proença, estamos convictos que poderá ser um bom contributo para a economia local uma vez que somos mais uma janela aberta para dar a conhecer pessoas, instituições e empresas e o melhor que temos por cá.

A identidade cristã do Jornal é um factor positivo porque o que é verdadeiramente cristão promove a dignidade humana na pessoa, na família, na comunidade cristã, na sociedade civil, no mundo empresarial, no associativismo, na política… promove o bem comum. E o bem comum é um valor transversal na sociedade em geral.

O desafio é que consolidemos o Jornal de Proença como mais um elemento agregador de Proença-a-Nova para o bem de todos e, neste sentido, ser o Jornal de todos os que se identificam com Proença.

Subscreva a nossa newsletter