Vila de Rei: Município formalizou a criação de duas AIGPs e tem uma terceira a caminho

 Vila de Rei: Município formalizou a criação de duas AIGPs e tem uma terceira a caminho

Vila de Rei foi um dos primeiros 26 Municípios nacionais que, na passada segunda-feira, 19 de julho, assinaram com o Governo o contrato de constituição de 47 AIGP – Áreas Integradas de Gestão da Paisagem.

Desta forma o concelho Vilarregense “tem duas candidaturas de formação de AIGP que foram já aprovadas, num total de 2108 hectares, e uma outra adicional que se encontra já a ser preparada pelos serviços do Município”.

“Depois da abertura do BUPi – Balcão Único do Prédio e da consequente implementação do cadastro simplificado no nosso Concelho, esta é mais uma ótima notícia para os nossos habitantes. Estamos em crer que esta reformulação do território florestal já era necessária há muito tempo e vai contribuir para evitarmos tragédias de incêndios florestais como, infelizmente, o interior do País e o nosso Concelho vivenciaram já vezes de mais.”

referiu Ricardo Aires, presidente da autarquia

As AIGP visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.

Nestas áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter