Vila Rei: percurso interpretativo das linhas de água das ribeiras da Isna e do Bostelim

Vila Rei: percurso interpretativo das linhas de água das ribeiras da Isna e do Bostelim

O Município de Vila de Rei, em parceria com a ZêzereTrek, organizou, no passado dia 21 de agosto, um Percurso Interpretativo das linhas de água das ribeiras da Isna e do Bostelim.

A atividade teve início e término na Praia Fluvial do Bostelim, com paragens programadas para a exposição do tema da atividade: “Alertar para a importância das linhas de águas e das suas galerias ribeirinhas e suscitar a mudança de atitudes e comportamentos”.

Ao longo do percurso foi igualmente reforçado que restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica; ou seja, é melhorar a produtividade e a capacidade que o ecossistema tem para responder às necessidades da sociedade. A recuperação de ecossistemas destruídos ou degradados contribui fortemente para a mitigação, a resiliência e a adaptação às alterações climáticas; para a proteção da biodiversidade; para a melhoria da saúde e bem-estar; para o acesso, justo e equitativo, a alimentos e água potável, bem como para equilíbrio social e económico, por exemplo com a criação de oportunidades de emprego.

O Presidente do Município Vilarregense afirma que

“colocar em agenda política e pública a biodiversidade dos ecossistemas significa assumir um compromisso com a natureza e com o desenvolvimento sustentável através da proteção das espécies ameaçadas, da promoção de igualdade social e bem-estar das comunidades, e, consequentemente, com o consumo consciente e responsável”.

Ricardo Aires

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter