Recolher obrigatório: Proença-a-Nova no grupo de 25 concelhos com exceção

 Recolher obrigatório: Proença-a-Nova no grupo de 25 concelhos com exceção

A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25 no qual se incluí o concelho de Proença-a-Nova, vai ter no próximo fim-de-semana proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00. O anúncio acaba de ser feito pelo Primeiro-Ministro António Costa.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, explicou que essa medida inclui a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte durante o próximo fim de semana, medidas que se aplicam nos concelhos com mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

“Só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240”

revela António Costa

Os 25 concelhos que se encontram no nível de risco moderado, com menos de 240 mil casos de infeção por 100 mil habitantes acumulados a 14 dias, são Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagos, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.

Novo mapa de risco

António Costa admitiu ainda que “cada dia pode contar” e que “pode ser útil não esperar por dia 15 para tomarmos novas decisões e que possam ser tomadas na sequência do que se vier confirmar a dia 12”.

O chefe do Governo admite ainda que podem ser tomadas novas restrições na próxima semana.

“Muito provavelmente teremos de adotar na próxima semana medidas de restrição mais elevadas, tal como está a acontecer na generalidade dos outros países da Europa”

António Costa anunciou ainda uma reunião de emergência da Concertação Social e a audição, já esta sexta-feira, dos partidos, “para se necessário adoção de medidas no dia 12, que correspondam a um agravamento da situação que se veja a confirmar”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter