Proença-a-Nova: Aulas regressam com hortas pedagógicas

Proença-a-Nova: Aulas regressam com hortas pedagógicas

Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo das Escolas Básicas de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa têm à sua disposição uma horta pedagógica que será integrada nas suas atividades escolares.

A horta que marcou o regresso presencial às aulas, ontem 15 de Março, esteve a ser construída e preparada durante o período em que os alunos estiveram na modalidade de aulas online devido ao Estado de Emergência e ao confinamento geral da população provocados pela crise de saúde pública.

“Estas hortas, requeridas pelos docentes do 1º Ciclo, são espaços de elevado conteúdo pedagógico, onde os professores poderão desenvolver diversos conteúdos programáticos de forma prática e agradável aos alunos, criando-lhes valores de autoestima, responsabilidade cívica e ambiental”.

refere João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal,

Em fase de preparação encontra-se a horta pedagógica na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, prevendo-se a sua utilização a partir do momento em que regressem os alunos, previsto para 5 de abril, depois da pausa letiva da Páscoa.

Integrada no “HUB das Ciências” do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa pretende desenvolver de uma forma mais eficiente alguns conceitos que são lecionados na escola, oferecendo um espaço complementar para a prática do ensino das ciências experimentais, especificamente de conteúdos e matérias na área das Ciências Naturais, proporcionando atividades lúdicas e simples que cativem a atenção e despertem a curiosidade, promovendo hábitos de estudo e autoaprendizagem. Paralelamente, pretende-se ainda sensibilizar os alunos para uma alimentação e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter