Proença-a-Nova: Apresentação do Livro “ABC das Localidades” abre festas do Município

 Proença-a-Nova: Apresentação do Livro “ABC das Localidades” abre festas do Município

Pelo segundo ano consecutivo, o concelho de Proença-a-Nova está desde ontem, 10 de Junho, em festa online. A abertura dos festejos ficou marcada pela apresentação do livro “ABC das Localidades” apresentado por Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias, João Manso, Vice-Presidente da Câmara, e João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Apresentado no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Inês Cardoso, também ela colaboradora do projeto, afirma que este é um “documento histórico que no fundo fala das populações, das pessoas das comunidades de Proença-a-Nova”.

O ABC das localidades nasceu de uma forma muito simples muito despretensiosa com textos na agenda cultural do município.

refere Inês Cardoso

Por sua vez João Manso, Vice-Presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Cultura, começou por afirmar que “havia a necessidade de termos alguma abordagem de localidades, de conhecer as nossas localidades e saber mais as nossas histórias”.

Como tínhamos esse trabalho todo feito na nossa agenda cultural quisemos fazer também este livro que é o resultado das edições todas desde 2013 até agora. Isto foi uma localidade todos os meses, com várias colaboradoras, e portanto temos aqui um bocadinho também da evolução do nosso concelho destes últimos tempos.

referiu o autarca

A apresentação do livro contou ainda com a participação dos presidentes das Juntas de Freguesias do concelho, que de forma muita breve, abordaram a importância desta iniciativa para as suas respetivas comunidades.

Este “ABC das Localidade” permite-nos conhecer o que cada localidade do nosso concelho, em particularmente da Freguesia dos Montes da Senhora, tem para oferecer. As suas histórias, as suas lendas, que dou exemplo da lenda de Nossa Senhora do Pópulo, e permite-nos também conhecer os locais de interesse da nossa freguesia bem como as suas curiosidades em memórias dos tempos idos contados na primeira pessoas por quem as viveu.

afirma Carlos Gonçalves, Presidente da Junta de Montes da Senhora

O “ABC das Localidades” retrata o que são os nossos costumes as nossas tradições, a nossa história, as nossas lendas e também o nosso património. Este registo escrito vai perpetuar a nossa história, vai também dar a conhecer às novas gerações e gerações vindouras aquilo que foi a vida dos nossos antepassados.  

salienta Pedro Lopes, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral

O “ABC das Localidades é um trabalho extraordinário do município e de todos os intervenientes que nele participaram. Nele estão retratadas todas as tradições da nossa freguesia e que são o maior património que nós temos. As gerações vindouras terão aqui as memórias dos seus antepassados nesta recolha extraordinária. Ao falar de S. Pedro do Esteval não podemos esquecer as festa religiosas e todas as tradições ligadas às nossas localidades.

observou Paulo Cardoso, Presidente da Junta de S. Pedro do Esteval

Este é um livro bastante composto que dá gosto ler para amanhã os nossos filhos e netos recordarem um pouca da maneira como foi as origens de cada aldeia.

referiu António Coelho, presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira

Afirmando que este é um dos muitos “documentos e livros que vamos ainda publicar ao longo deste ano”, João Lobo, Presidente da Câmara Municipal salientou o facto deste livro compilar “exatamente aquilo que é o retrato do percurso que os proencenses fizeram relativamente a criar património que é material, espaços físicos, mas que é carregado da história de fazer Proença-a-Nova.”   

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter