Oleiros: dez vídeos sobre ateliês de artes, ofícios e costumes regionais

 Oleiros: dez vídeos sobre ateliês de artes, ofícios e costumes regionais

A partir de sábado, às 20h, o Município de Oleiros apresenta dez vídeos sobre a iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências, que durante dois anos percorreu as freguesias do concelho de Oleiros. O evento que veio valorizar os ativos histórico-culturais e destacar os ativos naturais e paisagísticos das freguesias, insere-se no projeto Beira Baixa Cultural. Os vídeos vão ser transmitidos de 1 a 10 de janeiro, na página de facebook do Município.  

O evento Dez Freguesias, Dez Experiências decorreu de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Durante este período aderiram à iniciativa 1254 participantes, 10 juntas de freguesia, 19 associações locais, 12 guias locais e uma empresa intermunicipal. O desafio lançado pelo Município pretendeu, acima de tudo, criar uma rede de partilha e intercâmbio cultural sustentável e duradouro, promovendo economias e valorizando os ativos do território.   

A iniciativa permitiu, ainda, demonstrar como o património concelhio é vasto, indo desde os costumes, às lendas, às estórias, às artes e aos ofícios, incluindo a gastronomia e os ativos naturais e paisagísticos. 

A ação insere-se no projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.  

Calendário de estreias:
. 1 de janeiro: Ateliê da Broa da Isna e da Castanha – Isna 

. 2 de janeiro: Ateliê do Fumeiro e das Sopas – Mosteiro

. 3 de janeiro: Ateliê do Vinho Callum e do Mel – Oleiros-Amiera

. 4 de janeiro: Ateliê do Zêzere – Cambas

. 5 de janeiro: Ateliê do Medronho – Madeirã

. 6 de janeiro: Ateliê da Floresta Laurissilva – Orvalho

. 7 de janeiro: Ateliê da Cereja – Sarnadas de S. Simão

. 8 de janeiro: Ateliê do Xisto e da Cortiça – Álvaro

. 9 de janeiro: Ateliê do Linho – Estreito-Vilar Barroco

. 10 de janeiro: Ateliê do Azeite – Sobral

Subscreva a nossa newsletter