FAMEL Elétrica, regresso da marca mítica

 FAMEL Elétrica, regresso da marca mítica

Famel E-XF

Esta primavera não nos traz só flores… a mítica marca Famel, está de volta e apresenta-se ao mercado através da nova Famel E-XT, uma Famel elétrica, que assinala também uma adaptação importante às novas exigências, sendo primeira Famel com motorização elétrica.

Os amantes das duas rodas certamente se lembram da lendária Famel XF, equipada com os famosos motores Zündapp, a marca foi líder de mercado em Portugal por cerca de 3 décadas, o seu último modelo saiu por em finais da década de 90. Contudo a empresa não resistiu à conjuntura e acabou por falir passado pouco tempo, em 2002.

O regresso como marca Portuguesa de Motociclos Eléctricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo

Joel Sousa, actual responsável pela marca

Este novo modelo é inspirado na antiga XF-17 e representa uma evolução tecnológica amiga do ambiente, a nova Famel elétrica que pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável.

A ideia de electrificar surgiu durante o restauro de uma XF-17 antiga que possuo; hoje em dia ainda se comercializam peças novas para restaurar o que permite uma partilha de componentes significativa

Joel Sousa, actual responsável pela marca

Ao mesmo tempo que procura trazer de novo a marca às nossas estradas este novo modelo mantém design clássico característico, e vem equipado com um sistema de travagem com disco à frente e atrás, com a inclusão do sistema CBS (Combined Brake System), conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem, utilizando um motor eléctrico com potência máxima de 5kW, e velocidade máxima de 70km/h, que promete trazer alguma diversão às deslocações diárias. De acordo com o fabricante a Famel elétrica, modelo E-XF pode atingir os 80kms de autonomia, através da bateria de uma bateria de 72v/42Ah, que demora cerca de 4h a carregar completamente.

Estamos agora a entrar numa segunda fase que será a mais crítica para reerguer a marca: a industrialização e comercialização; serão desafios enormes, mas estamos convictos que as pré-reservas nos irão dar indicações bastantes positivas. Também estamos a procurar investidores e parceiros em áreas estratégicas que partilhem da mesma visão para a marca tornando-a conhecida mundialmente

Joel Sousa, actual responsável pela marca

De referir que a actual fase de pré-reserva, proporciona acesso ao que será uma edição limitada, com entregas a partir de 2022 com um preço para Portugal estimado em 4.100€.

Site Oficial: e-xf.famel.pt

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

  • muito bom

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter