Sugestões para a sua privacidade
Apesar de haver cada vez mais e melhores ferramentas para assegurar a nossa privacidade digital, poucos são os utilizadores que realmente se preocupam com ela.
A nossa privacidade digital é tudo o que é obtido através do nosso rasto digital, seja por exemplo quando usamos aplicações ou navegamos na internet.
É como se caminhássemos na areia à beira do mar e controlássemos as pegadas que são ou não apagadas pelas ondas.
A partilha de dados que deveriam ser mantidos em privado acontece essencialmente nas redes sociais. Embora seja natural que as pessoas partilhem com amigos e familiares, isto traz vários riscos, tais como o doxing. As definições de privacidade vêm por isso ajudar-nos, e embora possam parecer complexas, existem dicas de privacidade que podem tornar a utilização do mundo digital mais seguro.
Uma das regras vitais que cada um de nós deve por em prática na privacidade digital, é a utilização de passwords/senhas seguras.
Grande parte dos utilizadores ou usa senhas muito fracas, para serem fáceis de lembrar ou quando usam senhas mais seguras raramente se lembram delas quando precisam.
Existem inúmeras soluções sem custos que podem ajudar a guardar e gerir as nossas senhas, como o BitWarden, devemos também monitorizar regularmente se alguma das nossas senhas já foi violada ou se encontra na “Dark Web”, isso pode ser feito por exemplo no site da Kaspersky em: Password Check
Para proteger totalmente a sua conta, utilize a autenticação de dois fatores (2FA) onde ela estiver disponível. Embora as senhas fortes e mais importante, únicas sejam obrigatórias, o 2FA torna incrivelmente mais difícil para os hackers roubarem a sua conta e obterem os dados privados aí armazenados.