Deputados distritais do PS apresentam projeto de resolução

Deputados distritais do PS apresentam projeto de resolução

Os deputados do PS, eleitos pelo circulo eleitoral de Castelo Branco, conjuntamente com outros deputados de Viseu, apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo “a abertura de avisos para o apoio de candidaturas para instalação de sistemas de anti granizo, ou outros sistemas que sejam comprovadamente eficientes e ambientalmente sustentáveis, na região da Cova da Beira e Douro Sul, de forma a tornar mais resiliente o sector da fruticultura face a fenómenos atmosféricos extremos”

A informação é avançada em nota de imprensa enviada à nossa redação pela deputada Joana Bento.

Após as intempéries do ano passado viveu-se uma calamidade no sector, com perda de todo o ano agrícola no sector da fruticultura, incluindo produtos DOP e IGP como a Maçã da Beira Alta ou a Cereja da Cova da Beira, estimando perdas globais entre 70% a 90% da produção nas regiões sinistradas.

refere o Projeto de Resolução apresentado

Na nota enviada os deputados reconhecem “o esforço dos produtores na modernização e adoção das melhores técnicas, correspondendo aos desafios das alterações climáticas”. Os parlamentares dizem ainda pugnar pela “contínua aposta de políticas públicas no setor agrícola, em concreto no setor da fruticultura mais exposto às alterações climáticas, políticas que auxiliarão o fomento da coesão territorial”.

Para Joana Bento, Hortense Martins e Nuno Fazenda “é crucial dotar o sector de mecanismos inovadores protetores das culturas, como coberturas de telas anti granizo. A implantação de sistemas de cobertura é uma forma eficiente de aliar a constante preocupação dos produtores em reduzir o impacto dos fenómenos adversos e responder
às crescentes necessidades de mercado e aos compromissos assumidos.”

O Projeto de Resolução deu entrada no Parlamento ontem, dia 4 de fevereiro de 2021.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter