Vila de Rei: Município corta árvores em risco de queda

Vila de Rei: Município corta árvores em risco de queda

O Município de Vila de Rei vai proceder hoje, dia 16 de janeiro, ao corte de diversas árvores no Jardim da Nossa Senhora da Guia, devido ao risco iminente de queda e perigo que os exemplares identificados apresentam.

Face aos sinais evidentes de problemas fisiológicos em vários exemplares localizados no jardim da Nossa Senhora da Guia, o Município de Vila de Rei solicitou a realização de uma avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura do arvoredo existente de forma a conhecer a atual estabilidade e avaliar a sua perigosidade para os transeuntes do espaço em que se encontram.

começa por explicar a autarquia em nota enviada

Esta avaliação foi realizada externamente pelo Laboratório de Patologia Vegetal “Veríssimo de Almeida” da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia.

Com a realização da referida avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura, foram identificados dois choupos-negros da espécie Populus nigra e três ciprestes de grande porte que apresentam diversos defeitos estruturais graves ao nível da copa e do tronco que não podem ser mitigados, recomendado o referido Laboratório o abate e remoção das árvores identificadas que apresentam problemas fitossanitários e estruturais, constituindo um risco para a segurança de pessoas e bens.

Em nota enviada, a autarquia salienta ainda que “irá assumir o compromisso de efetuar a plantação de novas árvores no Jardim da Nossa Senhora da Guia por cada exemplar abatido”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter