Vila de Rei: Floresta vai receber apoio de meio milhão de euros

Vila de Rei: Floresta vai receber apoio de meio milhão de euros

O Município de Vila de Rei viu recentemente aprovado um apoio de meio milhão de euros para a prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos. O apoio foi aprovado após uma candidatura ao PDR2020.

Segundo a autarquia de Vila de Rei o apoio tem como objetivo “a instalação de mosaicos de gestão de combustível no território noroeste do Concelho de Vila de Rei, “porta de entrada” da maioria dos grandes incêndios registados no território”.

Dado que a mencionada área sofre frequentemente com fenómenos decorrentes dos chamados incêndios de importação, foi entendido pelo Município, com o apoio da Secretaria de Estado das Florestas e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que esta área deveria ser alvo de uma gestão que garantisse o efeito tampão da progressão destes incêndios.

refe a autarquia em nota enviada

Numa altura em que o Município está a implementar no terreno 3 Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, a autarquia refere ainda que “estes Mosaicos e Parcelas de Gestão de Combustíveis reforçam essa estratégia de gestão, com claros benefícios em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

Aumentar a resiliência aos incêndios rurais; Condicionar o comportamento e a propagação dum incêndio na paisagem; Minimizar o impacto dos incêndios e restabelecer o potencial produtivo são os objetivos da instalação destes mosaicos. As ações em si vão caracterizar-se por desbaste; desramação; podas de formação (medronheiro e sobreiro); silvicultura preventiva; remoção do material lenhoso cortado e transporte a carregadouros posteriormente definidos na área de intervenção e destroçar/estilhar o restante com diâmetro inferior a 3 cm.

O montante aprovado para as intervenções em questão é de 531 483.22 Euros, comparticipado pelo PDR2020 a 90%, suportando o Município o restante valor, assim como o correspondente IVA.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter