Vila de Rei: Abastecimento de água regista “balanço positivo” em 2025

Numa nota enviada à Comunicação Social, o Município de Vila de Rei afirma que encerrou o ano de 2025 “com um balanço positivo nos resultados do serviço abastecimento de água, revelando cenário de contrastes positivos, onde a excelência na qualidade da água e avanços históricos na descarbonização coexistem com desafios estruturais na rede de distribuição que exigirão investimentos prioritários no futuro próximo”.
O serviço de abastecimento de água em Vila de Rei manteve uma trajetória de crescimento em 2025, com um aumento de 2% no número de alojamentos ligados e a execução de 56 novos ramais (um incremento de 1,4% face ao ano anterior), totalizando 4147 ramais de ligação.
lê-se na nota enviada
Contrariando os indicadores positivos, as perdas de água sofreram um agravamento severo. Após o mínimo histórico de 27,08% em 2024, o valor saltou para 50,41% em 2025, sendo que este aumento se deveu “a roturas na conduta geral nas localidades de Aivado e Cortelhas”.
“O ano de 2025 revelou-se um período de contrastes significativos para o serviço de abastecimento de água, marcado por avanços notáveis na sustentabilidade energética e pela persistência de desafios estruturais na rede de distribuição. Ao longo de 2025 demos continuidade ao trabalho realizado no ano anterior, com melhorias nos procedimentos e rotinas diárias, de forma a assegurar uma correta prestação de serviço. Contudo, tendo em conta as novas exigências, existe ainda a necessidade de investir, reforçar e aperfeiçoar alguns procedimentos de modo a melhorar a eficácia e eficiência do serviço.”
destaca Miguel Silva, Vereador da Câmara Municipal de Vila de Rei
Para a autarquia, 2025 marca “um ponto de viragem” na eficiência energética onde, “graças a uma estratégia rigorosa de modernização de equipamentos, o Município alcançou uma poupança energética global de 44%, com destaque para o consumo energético no bombeamento, que registou uma quebra de 23%, em comparação com 2024”. A Câmara afirma ainda que “estes números traduzem-se num benefício ambiental direto com uma redução de 39% de emissões de CO2 associadas ao consumo de energia elétrica. A somar a isto, a produção de energia subiu 4%, através dos painéis fotovoltaicos, reforçando o compromisso de Vila de Rei com a descarbonização”.
