Sertã: Troviscal vai festejar dia da Freguesia

Sertã: Troviscal vai festejar dia da Freguesia

É já no próximo Domingo, dia 22 de janeiro, que terão lugar as Comemorações do Dia da Freguesia do Troviscal.

Promovidas pela Junta de Freguesia com o apoio do Município da Sertã, o programa inicia-se às 15 horas com a Missa na Igreja Paroquial do Troviscal, espaço que acolherá às 16h30m o concerto com o tenor Filipe De Moura.

Este concerto apresentará algumas das mais famosas peças de música sacra, de compositores clássicos como Bach, Mozart ou Schubert. Filipe De Moura estará acompanhado ao violino por Diane Rocha e ao piano por Catarina Fortunato. Para além de música do período clássico e barroco, escutar-se-ão também famosas melodias do século XX, de compositores como Andrew L. Webber ou Ennio Morricone.

informa a autarquia da Sertã em nota enviada

Após o concerto, o programa de comemorações prossegue, às 17h30m, com a visita ao Espaço da Memória Freguesia do Troviscal. Aquele espaço resulta de um trabalho intenso de recolha e catalogação, onde podem ser apreciados diversos objetos e artefactos que ajudam a contar a história mais recente daquela freguesia e a recuperar as memórias mais antigas.

O Dia da Freguesia do Troviscal assinala-se anualmente a 22 de janeiro, tendo a data sido fixada pela Junta de Freguesia do Troviscal para comemorar a efeméride. A fundação da freguesia foi ratificada em 1555 pelo Grão Prior do Crato, infante D. Luís. Posteriormente, “foi mandada construir a igreja paroquial no local em que se acredita ter existido uma pequena ermida com invocação de São Vicente”, que se tornou o santo padroeiro da freguesia. “Em 1730, a igreja tinha dois altares laterais (Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo), além do altar-mor, que foi privilegiado durante dez anos por Breve do Papa Pio VI, de 8 de novembro de 1777,” in “História da Sertã” de Rui Pedro Lopes.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter