Sertã: Fôlego chama participantes para “Vilas Mutantes”
O projeto Fôlego está a preparar a iniciativa “Vilas Mutantes” em Cernache do Bonjardim e, neste sentido, está a lançar um “Open Call/Chamada de Participantes” para integrarem sessões de preparação de um espectáculo, que serão dinamizadas por Alice Duarte (bailarina e coreógrafa) e Alexandre Moniz (Músico) durante o mês de julho.
As sessões irão incidir num trabalho sobre memórias, costumes, saberes e inquietações da comunidade. Todas as pessoas que gostem de dançar, cantar e/ou tocar instrumentos poderão inscrever-se pelos contactos 926 562 123 (Alice Duarte), 916 772 716 (Alexandre Moniz) e vilasmutantes@gmail.com . As sessões irão culminar num espectáculo que será posteriormente apresentado ao público.
informa a autarquia da Sertã em nota enviada
Alice Duarte, bailarina e coreógrafa, desenvolverá junto da comunidade local um trabalho que mergulha nas suas memórias, costumes, saberes de caráter pessoal, social e cultural. Invocará, para as ruas da vila, intervenções artísticas cuja força motriz está exatamente nessa partilha e envolvimento junto das populações e artistas locais. A intervenção assentará em metodologias de arte participativa que aliam ferramentas artísticas da dança e da música. Na arte do som estará Alexandre Moniz, com raízes na freguesia de Envendos (Mação). Utilizará a sua ligação à terra e a experiência com diversos instrumentos musicais para estimular a participação através de uma linguagem desconhecida de muitos, mas de fruição transversal.
“Fôlego” é um programa de intervenção que alia as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes, não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.