Sertã: Carvalhal celebra 220 anos da Freguesia
A freguesia do Carvalhal, no concelho da Sertã, celebra este ano o seu 220.º aniversário, e o programa de comemorações estende-se por três dias, com uma série de atividades lúdicas e culturais.
Desta feita, e segundo a autarquia da Sertã, no dia do aniversário, 6 de setembro (sexta-feira), as comemorações iniciam-se às 20h30 com a inauguração da exposição de fotografias “Onde(s)”, de Cátia Dias Tagaio, seguindo-se a apresentação da obra “Carvalhal – História, Memória e Identidade”, de Rui Pedro Lopes. Sábado, dia 7 de setembro, será marcado pela inauguração do Miradouro da Serra do Viseu, às 11 horas, local em que finalizará o passeio pedestre que parte às 8h30 do Largo Guilhermina Ramos Abreu. As comemorações do 220.º aniversário da freguesia do Carvalhal prosseguem no dia 8 de setembro, domingo, com o Hastear da Bandeira pelas 10h30, acompanhado pela Filarmónica União Sertaginense. Segue-se, às 11 horas, a eucaristia dominical em honra de todos os carvalhenses, que será celebrada pelo Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. Após a eucaristia, decorrerá a sessão evocativa dos 220 anos da freguesia às 12h30, seguida pelo almoço convívio. A programação continua às 15 horas com a entrega de prémios de mérito escolar aos alunos da freguesia do Carvalhal e, a partir das 16 horas, inicia-se a animação com o grupo musical “Seca Adegas”.
A fundação da Freguesia do Carvalhal remonta a 6 de setembro de 1804, na sequência do pedido para ser erigida uma capelania na ermida de Nossa Senhora do Amparo. Em 1804 surgiu a Freguesia de Nossa Senhora do Amparo no então concelho de Pedrógão Pequeno. Com a extinção do município pedroguense, em 1836, a freguesia foi integrada no concelho de Oleiros, transitando três anos depois para o concelho da Sertã. (in “História da Sertã”, de Rui Pedro Lopes). Em 1895 passou a designar-se por “Carvalhal”, pelos “muitos carvalhos na região”. (in sítio da Junta de Freguesia do Carvalhal).