Sertã: Biografia de Abílio Marçal apresentada na Assembleia da República

Sertã: Biografia de Abílio Marçal apresentada na Assembleia da República

A vida e obra de Abílio Marçal, natural de Cernache do Bonjardim e uma das principais figuras da Primeira República portuguesa, é o mote do livro biográfico a apresentar no próximo dia 22 de junho, pelas 18h, na Sala da Biblioteca da Assembleia da República, em Lisboa.

A obra da autoria de Pedro Marçal Vaz Pereira é uma edição do Clube Bonjardim e conta com o apoio do Município da Sertã, que se fará representar nesta cerimónia pelo presidente Carlos Miranda.

A cerimónia de apresentação contará com intervenções de Adão Silva, vice-presidente da Assembleia da República, Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã, António Simões, presidente do Clube Bonjardim, Guilherme d’Oliveira Martins, que assina o prefácio, João Bento, presidente dos Correios de Portugal, e do autor do livro Pedro Marçal Vaz Pereira. No final desta sessão terá ainda lugar o lançamento de um bilhete-postal de correio alusivo a Abílio Marçal.

informa a autarquia da Sertã em nota enviada

Intitulada «Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; O Homem, o Político e a Obra», esta extensa biografia de 476 páginas é uma viagem pelos 58 anos de existência “de um dos homens mais influentes da política portuguesa do início do século XX e que deixou também uma marca indelével na história do concelho da Sertã”, lembrou Carlos Miranda. O presidente da Câmara Municipal da Sertã enalteceu ainda “a enorme qualidade” deste livro, que “resgata do esquecimento a figura decisiva de Abílio Marçal e homenageia não só o homem mas também uma obra que ainda hoje perdura”.

Abílio Marçal (1867-1925) foi um proeminente político republicano. Eleito deputado em quatro legislaturas, chegou a presidente da Câmara dos Deputados em 1920. Homem influente a nível local, desempenhou funções na presidência da Câmara Municipal da Sertã e da Administração do Concelho, tendo ficado associado à concretização de muitas obras. Esteve sempre muito ligado à vida do Instituto de Missões Coloniais (Seminário das Missões), de que foi diretor e grande entusiasta.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter