Proença: Sagrada Família como elo de ligação da comunidade Cristã

Lameira de Ordem
No final de 2020 o Papa Francisco anunciou no Vaticano que 2021 seria um ano especial de reflexão dedicado à Família. Para o assinalar junto das comunidades paroquiais, no passado dia 15 de Agosto, dia em que a Igreja Católica celebra a Assunção de Nossa Senhora, nas celebrações da Eucaristia realizadas na Unidade Pastoral de Proença-a-Nova Peral e São Pedro do Esteval os zeladores responsáveis pelos oratórios à Sagrada Família que circulam pelas diversas localidades responderam à chamada, fazendo-se acompanhar acompanhar dos respetivos oratórios.
A Sagrada Família foi evocada como modelo de oração e exemplo da vivência do amor familiar e da união com Deus.
A circulação destes oratórios pelas comunidades, para além de reforçar a proximidade de cada um com Deus, é também uma forma de fomentar a união familiar e a união das próprias comunidades através da oração.
Em tempos como os que vivemos, em que a pandemia veio aumentar ainda mais a solidão destas comunidades do interior do país, a circulação destes oratórios da Sagrada Família pelas comunidades é também uma forma de combater a solidão, pois este “passar de casa em casa” faz muitas vezes com que as pessoas que os acolhem troquem “dois dedos de conversa”, levando assim à criação e fortalecimento de laços.
Deixamos os ecos fotográficos de duas comunidades cristãs, Lameira de Ordem e Peral, que são o reflexo do que aconteceu em todas as comunidades da Unidade Pastoral de Proença, Peral e São Pedro do Esteval.
Lameira d’Ordem Peral
*Patrícia Cristóvão