Proença Art ID regressa para pintar murais (c/som)

 Proença Art ID regressa para pintar murais (c/som)

A aldeia do Pergulho foi a primeira a receber a 2ª fase do Projeto Proença Art ID, promovido pelo Centro Artístico Casa ao Lado, com o apoio do Município de Proença-a-Nova.

O projeto que pretende enaltecer os usos, os costumes e as tradições das pessoas, preservando o património cultural material e imaterial local, através da intervenção direta dos idosos e população local, chegou ao concelho de Proença-a-Nova, em Setembro de 2023, com a realização de workshops de pintura, ilustração, entre outras vertentes artísticas.

A iniciativa regressa agora para colocar em prática todo o aprendizado, através da pintura de vários murais junto das associações participantes como explicou Joana Brito, do Centro Artístico Casa ao Lado, ao Jornal de Proença.

A responsável afirma ainda que a 1ª fase “teve uma participação muito ativa” e que a perspectiva para esta 2ª fase é “muito positiva”.

Maria Pequito, uma das participantes da aldeia do Pergulho, afirma que participar nesta iniciativa “foi muito extraordinário”. Considerando a aldeia do Pergulho como “a capital da Tigelada em Proença” a participante explicou, ao nosso jornal, tudo o que o mural, que poderá ser visto no interior da Associação, representa.

Salientar que ao longo deste mês são várias as localidades que vão receber a pintura dos murais: 11 e 12 no Pergulho; 13 e 14 nas Giesteiras; 15 e 16 no Chão do Galego; 18 e 19 nas Atalaias; 20 e 21 em Sobral Fernando e 27 e 28 nos Montes da Senhora.

Recordar que segundo a autarquia de Proença-a-Nova, a principal premissa “é a promoção do conceito do envelhecimento criativo, ou seja, a criatividade apresenta-se como um novo paradigma para o envelhecimento, que articula o potencial das pessoas mais velhas e as diferentes formas de arte”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter