Proença-a-Nova: Município lança o desafio para descobrir concelho com arte

 Proença-a-Nova: Município lança o desafio para descobrir concelho com arte

A pintura “O concelho de Proença-a-Nova” de Carlos Farinha, visitável no átrio da receção do edifício dos Paços do Concelho, serviu de ponto de partida para o desafio artístico “Descobrir Proença-a-Nova com arte”, lançado pelo Município a toda a comunidade.

A ideia é reproduzir um fragmento da tela de Carlos Farinha, utilizando materiais naturais ou reutilizados, de modo a juntar novamente todos os fragmentos e apresentar uma leitura da obra com uma representação alternativa.

explica a autarquia em nota enviada

Os primeiros participantes nesta iniciativa integrada no Ano Municipal das Artes foram os alunos da Escola Ciência Viva do 1º ano, que utilizaram a flora local como flores, paus, erva e folhas para compor os seus fragmentos, e os elementos do Bioaromas LISS, que optaram por utilizar recortes de jornais e revistas, respeitando as manchas de cor e formas.

Para participar basta solicitar um dos fragmentos no Posto de Turismo até dia 17 de maio. A entrega do trabalho é até dia 19 e os resultados serão apresentados no V Biodivsummit, que acontece a 22 de maio no Centro Ciência Viva da Floresta.

Este desafio pretende dar a todos, tenham mais ou menos aptidão para os trabalhos artísticos e criativos, oportunidade de brincar e colocar-se à prova num processo de cópia que dá espaço às aptidões de cada um.

salienta ainda a Câmara de Proença

O quadro do pintor Carlos Farinha é um dos pontos integrantes do Roteiro das Artes. Exposto à entrada do edifício Paços do Concelho, representa a azáfama do homem que empilha cortiços e que passa despercebida à maior parte dos personagens e dos cenários que ganham vida no quadro de Carlos Farinha, apresentando retratos de pessoas e de ofícios, de histórias e de lendas, de edifícios e de locais que fazem parte da identidade coletiva dos proencenses.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter