Proença-a-Nova: “Identidade do Pão” inaugurou “Atelier da Aldeia” na Figueira

 Proença-a-Nova: “Identidade do Pão” inaugurou “Atelier da Aldeia” na Figueira

A iniciativa “A Identidade do Pão”, integrada no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, inaugurou, no passado sábado dia 11, o “Atelier da Aldeia”, na Figueira, que resulta da requalificação de um edifício devoluto, integrada no plano estratégico da Área de Reabilitação Urbana do concelho de Proença-a-Nova.

Este novo espaço está dividido em duas áreas, uma das quais com forno a lenha, que permite desenvolver diversas iniciativas. Com a dinamização de Ana Mena e Rita Souto, o atelier “Identidade do Pão” permitiu recuperar uma das tradições com mais peso na aldeia, já que o forno comunitário era precisamente o coração da Figueira.

refere a autarquia em nota enviada

Depois de se misturarem os ingredientes e de se amassar o pão, e enquanto este fintava, uma das dinamizadoras, Ana Mena apresentou algumas sugestões de como se cunhar o pão: como os fornos comunitários eram muito grandes, várias famílias partilhavam o seu uso, pelo que era necessário colocar marcas que distinguissem os pães de cada um. Cada participante foi convidado a desenvolver a sua marca e a colocá-la no seu pão que foi a cozer em forno de lenha, dando por concluído o processo.

Para além desta iniciativa o Atelier da Aldeia irá receber atividades de distintas áreas com objetivo de preservar costumes e saberes e dinamizar a aldeia e a sua visitação a serem desenvolvidas, por exemplo, pela Soul – Speaking Out Loud, projeto da responsabilidade de Joana Pereira, habitante da aldeia do xisto da Figueira, que ganhou o primeiro prémio na categoria “Tourism Up” com uma aplicação em formato de jogo dedicado a conhecer o território e todos os pontos de interesse.

Joana Pereira acredita que o Atelier da Aldeia poderá ser “a casa de partida para a maturação desta ideia como também de muitas outras iniciativas a desenvolver com os parceiros locais”.

A juntar-se ao Atelier da Aldeia, também foram disponibilizadas casas de banho públicas, fruto da mesma requalificação, dando resposta a uma das lacunas da Figueira que, fazendo parte da rede das Aldeias do Xisto, já é um dos pontos de visita obrigatórios no concelho.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter