Proença-a-Nova: GNR sensibiliza para a queima de sobrantes

 Proença-a-Nova: GNR sensibiliza para a queima de sobrantes

A GNR, através da Secção de Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade Emergência de Proteção e Socorro e Guarda Florestal, realizou na manhã desta terça-feira, 5 de abril, uma demonstração sobre como fazer uma queima de sobrantes em segurança.

Para além de elementos das equipas do Ambiente e Espaços Verdes do Município e da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral e da equipa do Centro Ciência Viva da Floresta, a atividade contou com a presença da turma S1 do primeiro e segundo ano de Sobreira Formosa, permitindo que os mais pequenos contactem com alguns dos comportamentos que devem ser adotados na altura de queimar sobrantes e aprendam mais sobre como usar o fogo.

Esta iniciativa decorreu junto de um dos locais onde é possível colocar sobrantes agrícolas que serão posteriormente destroçados, em linha com o objetivo mais geral de reduzir a queima de sobrantes e incentivar à aplicação de outras alternativas, como a sua utilização em biomassa (especialmente para os sobrantes florestais) ou destroçamento.

releva a autarquia de Proença em nota enviada

No final da ação de demonstração, os alunos foram presenteados com algumas lembranças no âmbito da campanha “Floresta Segura” que pretende alertar precisamente para o uso correto do fogo.

Para realizar a queima, mantém-se a necessidade de comunicação prévia obrigatória (esta pode ser realizada diretamente no portal do ICNF ou através da Câmara Municipal, ligando o número 274 670 000 das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, com indicação do contribuinte, número de contacto e local e dia da realização da queima).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter