Proença-a-Nova: Festival das Sopas angariou mais de 2000 euros para refugiados ucranianos

Proença-a-Nova: Festival das Sopas angariou mais de 2000 euros para refugiados ucranianos

O Festival das Sopa e Condutos, que decorreu este fim-de-sema em Proença-a-Nova, angariou mais de 2000 euros para os refugiados ucranianos a residir em Proença.

A venda de 727 kits no Festival permitiu angariar 2.180 euros para apoio à acomodação e integração dos 32 refugiados ucranianos que atualmente se encontram a residir no concelho.

informa a autarquia em nota enviada

Como já tinha sido noticiado a outra metade da verba realizada será distribuída equitativamente pelas cinco associações presentes no festival.

No encerramento do Festival, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova destacou o espírito de solidariedade demonstrado por todos quantos contribuíram para esta causa.

“Evidentemente que este ano de 2022, que todos esperávamos em janeiro que fosse um ano de virar de página, traduz, devido à guerra, um horizonte que nos deixa algo preocupados para os próximos anos, tanto do ponto de vista social como económico. Mas, como é natural, os portugueses – e os proencenses também – têm a capacidade de resiliência, de ultrapassar as dificuldades e mostrar a solidariedade que este povo ucraniano agora precisa”

referiu João Lobo

As cinco associações confecionaram mais de mil litros de sopa e, no final, foram entregues três panelas de ferro fundido às sopas que foram escolhidas pelo público: a sopa da pedra da Associação Desportiva Cultural de Proença-a-Nova foi a primeira classificada, seguindo-se a sopa do lavrador da Associação da Póvoa e a sopa de peixe da Associação dos Amigos das Giesteiras.

No final a autarquia faz um “balanço é bastante positivo, esperando-se o mesmo sucesso nos restantes festivais que vão ter lugar durante este ano”. O próximo é o Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora, nos dias 21 e 22 de maio.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter