Proença-a-Nova: 62 ninhos de vespa asiática capturados em 2022

 Proença-a-Nova: 62 ninhos de vespa asiática capturados em 2022

Os Serviços do Município de Proença-a-Nova capturaram, no ano de 2022, 62 ninhos de vespa Velutina – ou asiática -, na sequência de pedidos endereçados pela população um pouco por toda a área geográfica do concelho.

A informação é avançada pela autarquia de Proença que refere ainda que “o ano de 2022 foi o segundo com o maior número de ninhos destruídos, tendo sido apenas superado em 2021, quando se registaram 139. Em 2020 e 2019 foram capturados 48 e 45 ninhos, respetivamente”.

No decorrer do ano de 2022 foi lançado pelo Município de Proença-a-Nova apoio para compra de material de combate à propagação da vespa asiática no território. Para quem cumpra as condições definidas em regulamento, o Município apoia, uma única vez por apicultor, a compra do primeiro kit de harpa com 145€ e do segundo kit com 72,5 €.

recorda a autarquia em nota enviada

Até dia 30 de setembro de cada ano, os interessados deverão preencher o formulário de candidatura, disponível no Portal de Serviços Online ou nos serviços municipais, e entregá-lo com a Declaração de Existências do ano anterior, entre outros documentos, por via eletrónica, no Gabinete de Apoio ao Empresário ou no Balcão Único.

De acordo com os especialistas, a colocação das armadilhas é fundamental para capturar as velutinas fundadoras na primeira fase do seu ciclo de vida, a partir de fevereiro. Capturar a fundadora irá impedir a formação de novos ninhos e a posterior destruição de colmeias no período de predação da vespa que decorre entre julho e outubro.

salienta a autarquia

Sempre que detetar um ninho de vespa asiática, pode entrar em contacto com os serviços municipais pelo número 274 670 000, pelo email geral@cm-proencanova.pt ou gflorestal@cm-proencanova.pt.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter