“Precisamos de líderes que inspirem o cuidado da casa comum para deter a degradação ambiental”

 “Precisamos de líderes que inspirem o cuidado da casa comum para deter a degradação ambiental”

No contexto da emergência climática mundial, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convida aqueles que querem contribuir com a conversão ecológica, seguindo os ensinamentos da encíclica do Papa Francisco, a fazerem o curso de Animadores Laudato Si’.

O Movimento Laudato Si’ abriu as inscrições para a nova edição do curso de Animadores Laudato Si’, que tem como objetivo formar e inspirar líderes e ministros cristãos de todo o mundo nos diversos aspectos da ecologia integral.

O curso, organizado pelo Movimento Laudato Si’, responde a um dos desafios do documento final do Sínodo para a Amazónia: “Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”: a conversão ecológica a partir da promoção da Encíclica Laudato Si’ e da ecologia integral em todos os níveis da Igreja, e a criação de ministérios especiais para o cuidado da “casa comum” (capítulo IV DF § 82).

Ao promover o convite para o curso de Animadores Laudato Si’, o Cardeal Michael Czerny assegurou que “precisamos de líderes que inspirem o cuidado da casa comum para deter a degradação ambiental”. Nesse sentido, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convida a “todos aqueles que queiram participar de um movimento de grande escala a se somarem a esta nova edição do curso de Animadores Laudato Si’ para fazer frente à crise ecológica e à emergência climática“.

Devido ao grande sucesso das edições anteriores, o novo programa de formação de líderes do Movimento Laudato Si’ será oferecido online e de forma gratuita. A versão do curso em inglês começa em 24 de agosto e se encerra em 12 de outubro. Já o curso oferecido em italiano vai de 24 agosto a 4 de outubro, enquanto o programa de formação em português tem início em 23 de agosto e termina em 22 de outubro. Finalmente, haverá uma versão em espanhol que vai de 4 de outubro a 26 de novembro.

O currículo foi pensado para todos aqueles que procuram se colocar a serviço das suas comunidades de acordo com os ensinamentos da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e do Magistério da Igreja. Com conteúdos teóricos e práticos, esta nova versão está dividida em quatro módulos que terão como objetivo explicar o que está acontecendo com a nossa casa comum, compreender em profundidade o texto da Laudato Si’ e alcançar um compromisso de conversão ecológica pessoal por parte dos novos líderes participantes do curso. 

Como diz o Papa Francisco em sua encíclica: são necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de Deus. Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação” (LS 14).

Na mesma linha do pedido do Santo Padre em sua recente mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a Gerente Sénior do Curso de Animadores Laudato Si’, Erin Lothes, disse: Este é um curso de formação espiritual e treinamento de liderança para que possamos agir em defesa de nossa casa comum. Estamos enfrentando uma grave crise climática e devemos fazer alguma coisa com urgência.”

Por sua vez, o Coordenador dos Animadores Laudato Si’ em espanhol, Diego López, lembrou que com essas ações estamos respondendo ao chamado do Papa Francisco pelo qual todos podemos participar do cuidado da nossa casa comum“. Nesse sentido, o cardeal ressaltou que “quem participar da capacitação passará a ser parte da comunidade global de católicos que rezam, trabalham e agem pelo cuidado da nossa casa comum”.

Até agora, mais de 30.000 pessoas de todo o mundo participaram do curso de Animadores Laudato Si’, das quais cerca de 10.000 já foram certificadas (completaram o curso e apresentaram um projeto final) e já estão trabalhando em suas comunidades, associações ou paróquias para dar vida à Laudato Si’.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter