Politica: PSD recebeu no parlamento Associação Move Beiras

Em nota enviada à comunicação social, os deputados do PSD, eleitos pelo distrito de Castelo Branco e Guarda, fazem saber que receberam na passada quinta-feira, 23 de fevereiro, na Assembleia da República, a Associação Move Beiras.
Segundo se pode ler na nota enviada, o encontro “foi pedido pela própria Associação e juntou todos os deputados, tanto do PSD como do PS, eleitos pelo distrito de Castelo Branco e da Guarda”. O Plano Ferroviário Nacional e a sua insuficiente abordagem das necessidades da região no que respeita à linha ferroviária da Beira Baixa, foi o tema central da reunião.
Segundo Cláudia André e João Prata, durante o encontro foram debatidas “as deficiências da linha como a falta de passagens de nível seguras e as viagens entre cidades com maior duração que o desejável”.
“A Associação considera que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) coloca a Beira Baixa/Beira Interior mais longe dos restantes centros urbanos e que apela que seja integrado no PFN passagens de nível seguras, o aumento da frequência do transporte, a diminuição do tempo das viagens e a implementação de um plano de aproveitamento turístico em toda a linha, ou seja, de Lisboa até à Guarda, incrementando assim o potencial turístico da mesma”.
explicam os parlamentares
No final do encontro, Cláudia André e João Prata consideraram que o PFN tem falta de ambição para a linha da Beira Baixa o que é “muito preocupante pois a linha da Beira Baixa poderia ser um eixo estruturante no desenvolvimento económico do distrito, assim constituísse uma eficiente oferta de transporte relativamente à duração, frequência e horários das viagens intra e extra região”.
Os sociais-democratas consideram assim que “a linha ferroviária da Beira Baixa está subaproveitada anulando mais uma oportunidade de desenvolvimento da região”.