PARENTALIDADE NA ERA DIGITAL

 PARENTALIDADE NA ERA DIGITAL

I – Parentalidade preventiva contra a exploração sexual e o abuso sexual

Actualmente, as crianças e jovens têm acesso facilitado à internet, através dos telemóveis e de outros dispositivos, e acedem a plataformas e conteúdos a qualquer altura do dia ou da noite e a partir de qualquer lugar.

A ligação à Internet representa oportunidades positivas e tem benefícios, pois as crianças/adolescentes utilizam-na, frequentemente, para fazer os trabalhos de casa, conversar com os amigos, socializar em rede, partilhar fotografias, fazer vídeos musicais, carregar vídeos, jogar, visitar salas de chat, utilizar sites de partilha de ficheiros e muito mais.

Contudo, esta ligação poderá representar também alguns riscos, entre outros, estes podem ser de natureza sexual. Podem ver imagens sexuais, receber mensagens sexuais, ser expostas a pornografia, ser alvo de exploração e abusos sexuais, etc.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza um manual, do Conselho da Europa, que tem como objetivo informar os pais e educadores sobre cinco riscos de natureza sexual a que as crianças/adolescentes estão sujeitas actualmente quando estão on-line.  Com este manual, a Ordem dos Psicólogos pretende colocar à disposição de pais e educadores recursos e boas práticas que os ajudem a prevenir a exploração e o abuso sexual das crianças/ adolescentes.

Assim, como recomendações gerais, a parentalidade digital envolve:

  • Comunicar abertamente com os seus filhos;
  • Envolver-se regularmente nas atividades dos seus filhos na Internet;
  • Proteger ativamente a reputação e identidade digitais dos seus filhos;
  • Aprender, juntamente com os seus filhos, quais são as oportunidades que a Internet representa;
  • Proteger os seus filhos contra os perigos que a Internet representa;
  • Transpor as suas competências parentais para o mundo online. As crianças/adolescentes utilizam smartphones, tablets, consolas de jogos, câmaras digitais e outros dispositivos – muitas vezes sem supervisão ou orientação parental. A Internet apresenta sempre desafios, seja qual for a idade da criança/adolescente.

Para uma informação mais detalhada e específica, por faixas etárias, no sentido de uma orientação parental para a proteção on-line de crianças contra a exploração sexual e o abuso sexual, o Manual em formato digital pode ser consultado na página on-line do Jornal Paroquial.

II – A exploração sexual e o abuso sexual na internet

As crianças com menos de 8 anos podem não ser tão ativas online como as crianças mais velhas ou adolescentes, mas os pais não devem deixar de estar atentos ao tempo que elas passam em frente do ecrã ou à adequação dos sites e jogos.

Dicas rápidas de parentalidade digital – crianças com menos de 8 anos:

  • Esteja ao lado dos seus filhos quando eles estiverem online, para saber o que estão a ver e conversar com eles sobre isso.
  • Mantenha o computador atualizado com os softwares de firewall, antivírus e antispyware mais recentes.
  • Se optar por controlos e filtros parentais, aproveite ao máximo as funcionalidades disponíveis.
  • Garanta que as definições de privacidade estão no nível máximo em todos os dispositivos utilizados pelos seus filhos.

As crianças dos 9 aos 12 anos aventuram-se on-line, e por isso a orientação parental nestas idades é muito importante. Se promoverem um diálogo contínuo com os filhos, os pais ficam em vantagem e garantem que eles utilizam a Internet e a tecnologia de um modo seguro e responsável.

Dicas para a parentalidade digital – crianças dos 9 aos 12 anos

  • Não proíba os seus filhos de aceder à Internet, porque irão fazê-lo de qualquer forma e sem o seu conhecimento, o que pode envolver mais riscos.
  • Fale com os seus filhos sobre o que fazem na Internet, que sites visitam, com quem falam e em que momentos se ligam.
  • Ensine-os a salvaguardar a sua privacidade online e a nunca partilhar informações pessoais identificáveis.
  • Ensine-os a bloquear e denunciar pessoas.
  • Estabeleça laços de confiança, para que os seus filhos venham ter consigo e peçam ajuda se acontecer alguma coisa.

Os adolescentes dos 13 aos 17 anos podem correr outros riscos, porque utilizam mais a Internet. Uma vez mais, a orientação e apoio parentais podem ser muito eficazes na proteção dos adolescentes online.

Dicas rápidas de parentalidade digital – adolescentes dos 13 aos 17 anos:

  • Encoraje o seu filho adolescente a falar consigo sobre quaisquer problemas que tenha, tanto online como offline.
  • Faça um acordo familiar sobre a utilização de tecnologias de informação com o seu filho adolescente, para encorajar uma utilização adequada e equilibrada da tecnologia. Nesse acordo, diga quais são as suas expetativas quanto à utilização da tecnologia.
  • Preste atenção ao modo como o seu filho adolescente interage com a tecnologia: fica mais agitado, irritável, zangado ou reservado? Esteja preparado para intervir e dar apoio. Se notar alguma mudança de comportamento, fale com ele e, se for necessário, procure o apoio de outros pais, da escola ou de profissionais de saúde. Infelizmente, não existe nenhuma solução instantânea no que diz respeito à parentalidade no ambiente digital, mas há estudos que indicam que as crianças/adolescentes mais resistentes podem lidar melhor com os riscos associados à Internet.
  • Linhas de apoio e linhas diretas:
    • § No site Better Internet for Kids, desenvolvido pela European Schoolnet, ou no site INHOPE, encontrará uma lista com as várias linhas de apoio e linhas diretas dos diferentes países.
    • § Se o seu país não constar desta lista, pode procurar na internet os termos “segurança online”, “segurança digital” ou “segurança na Internet” na sua língua.
    • § Também pode pedir informações ao seu fornecedor de serviços de Internet sobre serviços de apoio existentes na sua comunidade, bem como serviços prestados pelo próprio fornecedor.
  • Hoje em dia, o desafio de pais, educadores e decisores é identificar e manter boas práticas de proteção de crianças/adolescentes online e de parentalidade digital.

Em vários países europeus, estão disponíveis linhas de apoio e linhas diretas para onde os pais podem ligar e fazer perguntas. Os pais podem também aceder a sites para ficar a par destes assuntos ou fazer o download de guias parentais para consulta.

De um modo geral, numa linha direta trabalham conselheiros que estão disponíveis para falar com os pais, professores, crianças/adolescentes, ou seja, qualquer pessoa que tenha um problema relacionado com a sua atividade online.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter