Oleiros: “Victoria” revela espólio municipal

 Oleiros: “Victoria” revela espólio municipal

Realizou-se no dia 27 de julho, a inauguração da exposição “Victoria – o ar do tempo da revolução de abril”, que dá a conhecer a primeira parte da coleção privada de arte contemporânea doada ao Município de Oleiros, por Aida e Joaquim Barata.

A coleção é composta por cerca de 20 obras, sobretudo litografias e serigrafias, mas também cartazes documentais de valor histórico e artístico.

“Trabalhamos afincadamente para que, nesta altura, em que o concelho recebe muitos emigrantes, muitos visitantes, esta exposição pudesse estar pronta. Este é o primeiro passo para que a partir de agora, todos os anos possamos trabalhar muito mais sobre a vida de Joaquim Barata, a quem Oleiros tanto deve”.

afirmou Paulo Urbano, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros

O autarca deixou ainda uma palavra “de gratidão” a Lígia Afonso e ao setor municipal do Turismo e da Cultura, pelo trabalho desenvolvido na seleção do vasto espólio municipal.

“Estão aqui apenas 10% das obras que foram doadas pelo casal ao Município”

esclareceu Lígia Afonso, historiadora de arte e curadora desta mostra

A exposição debruça-se sobre um dos núcleos mais relevantes da coleção, com obras da década de 70.

Victoria”, da autoria de Artur Rosa e datada de 1974, dá o mote à exposição que se enquadra nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir a explicação histórica e artística da curadora.

No dia 3 de agosto, às 17h, está agendada uma visita guiada à exposição com a curadora Lígia Afonso. Os interessados devem inscrever-se previamente no Posto de Turismo, presencialmente ou por telefone (272 107 339).

A exposição está patente na Galeria Municipal até ao dia 6 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter