Oleiros recebeu sessão informativa da ASAE
O Município de Oleiros e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) promoveram na quarta-feira, dia 24 de janeiro, uma sessão informativa e de esclarecimento sobre as obrigações das empresas no âmbito da atuação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
A sessão contou com a presença do inspetor-chefe da Unidade Operacional VI da ASAE com instalações em Castelo Branco, João Ribeiro.
“Fiscalizamos cerca de 1800 diplomas, desde o ramo alimentar, à atividade económica, ao comércio eletrónico, entre outros, numa área de 13 mil metros quadrados. As infrações que mais vezes detetamos são as relacionadas com a inexistência de livro de reclamações eletrónico e em papel, a redução de preços (fora do enquadramento legislativo) e o não cumprimento normas do HACCP (metodologia preventiva à segurança alimentar, procurando evitar riscos biológicos, químicos ou físicos, de forma a garantir que os alimentos colocados à disposição do consumidor são seguros)”.
afirmou o responsável
Acompanhado pela inspetora Rita Marinho, o responsável demonstrou que a ASAE “não está no terreno para, como se costuma dizer, sacar dinheiro”. Terminou, apelando aos operadores económicos do Concelho de Oleiros que “antes de correrem riscos de infração” para procurarem junto daquele organismo toda a informação necessária para o desenvolvimento dos negócios.
Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, referiu no final da sessão que no âmbito do protocolo estabelecido com a AEBB “vão repetir-se sessões temáticas como esta que servem também para que os empresários possam colocar questões”. Nesse sentido, Sónia Azevedo, diretora adjunta daquela associação, anunciou que mensalmente um elemento da AEBB vai deslocar-se ao Município de Oleiros para prestar apoio aos empresários locais.