Oleiros: Confraria do Cabrito Estonado tem novos confrades
No passado sábado, dia 8 de maio, realizou-se o VI Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros. O evento marcou a entronização de oito novos confrades e contou com a presença de mais de três dezenas de confrarias de norte a sul do país, somando cerca de 150 participantes na cerimónia.
A cerimónia de entronização dos novos confrades decorreu no Pavilhão Multiusos e contou com a atuação da Academia Sénior de Oleiros, que brindou os presentes com músicas tradicionais.
Cristina Garcia, em representação da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, lembrou António José Lopes Luis, confrade falecido em agosto. Realçou, ainda, que as confrarias gastronómicas “são guardiãs de saberes e sabores ancestrais”, num trabalho de dedicação extrema.
lê-se na nota enviada pela autarquia
Depois dos agradecimentos a todos os presentes, Fátima Antão, em representação do Conselho Europeu das Confrarias, referiu ser “exemplar” o trabalho em defesa e salvaguarda do património gastronómico de Oleiros. Um reconhecimento que o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, um dos confrades fundadores da Confraria, enalteceu na pessoa de Cristina Garcia.
“Ela tem sido incansável neste trabalho de promover o Cabrito Estonado em todo o país, marcando presença nas iniciativas que outras confrarias realizam”.
afirmou
Num reconhecimento extensível a todos os restaurantes que continuam a manter na ementa o Cabrito Estonado, Paulo Urbano considera que este “é um dos pilares da nossa identidade enquanto oleirenses”, recordando Maria Afonso Santos, do restaurante Prontinho, a título póstumo, “que durante 50 ou 60 anos lutou na promoção do Cabrito Estonado”.
Após a cerimónia, as confrarias presentes desfilaram pelas ruas da vila. Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado de Oleiros teve o seu I Capítulo em maio de 2016 e conta, atualmente, com 63 confrades.