Miguel Marques pede mais produtores florestais nas associações do setor

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, apelou a uma maior adesão dos produtores florestais às associações do setor por forma a fortalecer este importante tecido económico do país.
“A realidade é que apenas cerca de 16 por cento dos produtores florestais integram as 160 associações existentes”
indicou o autarca
As declarações foram feitas no passado sábado, dia 1 de julho, na sessão comemorativa do 25º aniversário da Florval – Associação de Produtores Florestais do Orvalho.
Com cerca de 8 dezenas de associados, a Florval, fundada em 1998, tem aumentado o número de sócios e desenvolvido projetos e ações. É exemplo disso, indicou o presidente da direção, Luís Nunes, “a realização de formações obrigatórias de condução de tratores”.
A procura de apoios, garantiu Luís Nunes “é constante”. Uma parceria com a empresa CELPA, no âmbito do Programa Limpa e Aduba, resultou na entrega de 1847 sacos de adubo sem qualquer custo para os associados.
Luís Nunes, acompanhado dos órgãos sociais da Florval, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Oleiros, bem como da Junta de Freguesia do Orvalho e solicitou apoio para a criação da sede da associação. Câmara e Junta prometeram encontrar uma solução.
refere ainda a autarquia de Oleiros em nota enviada
Do programa de aniversário fez parte dois painéis temáticos: um sobre o Balcão Único do Prédio de Oleiros (BUPI) com a coordenadora deste serviço, Inês Fernandes, a explicar e satisfazer dúvidas sobre o mesmo. O segundo painel foi dedicado à importância da cultura do medronho, a cargo de João Gama, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.
No final da cerimónia e antes do jantar de aniversário, 18 proprietários florestais com 25 anos de sócios da Florval foram presenteados com uma lembrança da associação.