Manifestação de confiança na pessoa e ministério do Cardeal Patriarca de Lisboa

 Manifestação de confiança na pessoa e ministério do Cardeal Patriarca de Lisboa
aborto Associação juristas católicos

Associação dos Juristas Católicos em nota à Comunicação Social manifesta a plena confiança na pessoa e ministério do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.

A Igreja portuguesa assumiu, com coragem, como nenhuma outra instituição na nossa Sociedade, a tarefa de conhecer os erros dos seus membros, expondo-se à dor que o amor à Verdade inevitavelmente carrega. Fê-lo pela exigência de reparar os danos causados às vítimas dos abusadores e pelo imperativo de purificar a sua ação em vista da missão de Amor que lhe está confiada. 

Contudo, para que a Verdade seja conhecida é necessário não a afogar em ruído estéril, confundindo o trigo com o joio e prejudicando a investigação dos acontecimentos e o apuramento das suas causas.

As peças jornalísticas que nos últimos dias têm sido notícia e que atingem o Senhor Cardeal Patriarca ofuscam em lugar de esclarecer, como deve ser missão do jornalismo. Tendo a atuação do Senhor Patriarca sido irrepreensível à luz das leis civis e canónicas, sendo o seu empenho notório na erradicação do mal objetivo dos abusos, as insinuações ferem pela sua injustiça e por confundirem, em lugar de contribuir para o apuramento da Verdade. 

No seu amor pela justiça, o Senhor Cardeal Patriarca tem sido sempre um grande entusiasta da Associação dos Juristas Católicos e dos seus fins, entre os quais se contam, de acordo com os seus Estatutos, o de “promover uma adequada e específica preparação espiritual e cultural dos juristas”, “divulgar a função do Direito na sociedade e a tomada de consciência pela opinião pública da importância dos valores que o informam”, e “auxiliar, através do estudo, o aperfeiçoamento da legislação a aplicação do Direito”. O apoio que a Associação sempre sentiu por parte do Senhor Patriarca é ilustrativo do seu empenho em que a sociedade seja mais justa e conforme com os valores do Direito.

Por essas razões, a Associação vem exprimir o seu reconhecimento ao Senhor Patriarca pelo seu incansável contributo em favor da verdade e da justiça, e manifestar a plena confiança na sua pessoa e no seu ministério. 

* A Direção da Associação dos Juristas Católicos

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter