Legislativas 2021: Candidatos distritais apresentam-se

Legislativas 2021: Candidatos distritais apresentam-se

É já no próximo dia 30 de Janeiro que os portugueses são convocados para eleger os 230 deputados à Assembleia da República numas eleições legislativas antecipadas. Ao longo dos últimos tempos, os diferentes Partidos políticos têm vindo a apresentar os cabeça de lista e respetiva lista para cada círculo eleitoral (divisão territorial criada para fins eleitorais a cujos eleitores inscritos corresponde um determinado número de mandatos, previamente definido, no órgão a eleger). No círculo eleitoral de Castelo Branco são eleitos quatro deputados para a Assembleia da República.

As últimas eleições legislativas aconteceram no dia 6 de outubro de 2019 e no distrito de Castelo Branco terminaram com a vitória do PS a somar 40,88% dos votos contra os 26,33% do PSD. Na altura forem eleitos como deputados Hortense Martins (PS); Eurico Brilhante Dias (PS); Nuno Fazenda (PS) e Cláudia André (PSD). Com a subida de Eurico Brilhante Dias para o governo o lugar de deputado foi ocupado por Joana Bento (PS).

O Jornal de Proença divulga agora os cabeças de lista dos partidos que concorrem no círculo eleitoral de Castelo Branco e que atualmente têm assento parlamentar na Assembleia da República.

Segundo o sorteio das candidaturas apresentadas nos tribunais competentes, com vista à sua ordenação nos boletins de voto é possível ver que no distrito de Castelo Branco se apresentam 18 forças partidárias nestas eleições.

Sendo assim, e segundo a CNE, a juntar ao PS; PSD; BE; CDU; CDS/PP; PAN; Chega; Iniciativa Liberal e Livre vão também a eleições o Ergue-te; o Nós, Cidadãos!; o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP); o Estamos Juntos (PPM.PURPP); o Partido da Terra (MPT); o Reagir Incluir Reciclar (R.I.R); o Movimento Alternativa Socialista (MAS); o Partido Trabalhista Português (PTP) e a Alternativa Democrática Nacional (ADN).

PS – Ana Abrunhosa

Ana Abrunhosa, atual Ministra da Coesão Territorial, é a cabeça de lista escolhida, numa lista que conta com o proencense e atual Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, e Presidente da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino. Com 51 anos, Ana Abrunhosa foi presidente da CCDR Centro entre Maio de 2014 e Outubro de 2019.

PSD – Cláudia André

Cláudia André, atual deputada, é novamente cabeça de lista do PSD por Castelo Branco. Com 50 anos, Cláudia André é Geógrafa, professora e ex-vereadora da Câmara Municipal da Sertã. Na última legislatura foi coordenadora do Grupo Parlamentar do PSD na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e suplente na Comissão de Cultura e Comunicação.

Bloco de Esquerda – Cristina Guedes

Cristina Guedes, professora e com 54 anos, é a cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Castelo Branco às eleições legislativas de 30 de janeiro. Membro da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do BE e do Núcleo Concelhio do Fundão, Cristina Guedes também é eleita na Assembleia Municipal do Fundão, desde 2017.

CDU – Jorge Fael

O sociólogo Jorge Fael vai ser o cabeça de lista da CDU em Castelo Branco. Com 51 anos, Jorge Fael é membro da Direção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP e já foi candidato noutros atos eleitorais, voltando agora a aceitar o desafio de encabeçar o projeto da CDU para levar a voz do distrito e as propostas das suas gentes à AR

CDS/PP – Maria Inês Moreira

Maria Inês Moreira, de 26 anos, é a escolha de Francisco Rodrigo dos Santos para encabeçar a lista do CDS-PP no distrito de Castelo Branco. A candidata albicastrense trabalha em Castelo Branco, à distância, numa ONG internacional (World Youth Alliance). Ao mesmo tempo está a realizar o seu mestrado no ISCTE-IUL em Economia e Políticas Públicas.

PAN – Amália Cardoso

Amália Cardoso é a cabeça de lista do PAN (Partido Animais e Natureza) pelo círculo eleitoral de Castelo Branco. Natural de Lisboa, tem 48 anos e vive no concelho de Proença-a-Nova. É formada pela Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa com Licenciatura e Mestrado em Pintura. Filiou-se no PAN em 2019 pela causa animal, à qual se tem dedicado, a título particular, desde 2014.

Chega – João Ribeiro

João Ribeiro é o cabeça a lista do Chega, pelo distrito de Castelo Branco. Empresário e residente em Castelo Branco, João Ribeiro foi cabeça de lista à Assembleia Municipal de Castelo Branco nas eleições autárquicas de setembro, tendo sido eleito com 8,33% dos votos. Segundo o partido a lista apresentada é “heterogénea e exclusivamente composta por candidatos residentes no distrito”.

Iniciativa Liberal – Diogo Oliveira

O covilhanense Diogo Oliveira é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal pelo distrito de Castelo Branco. Diogo Oliveira tem 29 anos e desempenha as funções de Team Leader numa empresa de software. É também orador em várias conferências nacionais e internacionais na área da tecnologia. Militante desde 2019 estas são as suas primeiras eleições.

Livre – Maria Stela Lourenço

Maria Stela Lourenço é a cabeça de lista do Livre pelo distrito de Castelo Branco. Gestora cultural no Fundão foi o nome mais votado nas primárias promovidas pelo partido e concorre como independente. Maria Stela Lourenço nasceu em Moçambique e trabalha no Fundão com comunidades carenciadas. É licenciada em Filosofia e tem um mestrado em Ciência Política.

Para si... Sugerimos também...

2 Comentários

  • Olá, Sou Candidata pelo NÓS,CIDADÃOS! pelo Distrito de castelo Branco
    enviei e-mail com foto para o vosso e-mail. muito obrigada desde já pela vossa publicação
    Isaura França
    963717841

  • NÓS,CIDADÃOS! SOBRE AS ELEIÇÕES – Nota importante
    Não se esqueçam que no próximo dia 30 de Janeiro não vamos escolher o primeiro-ministro. Vamos sim definir a composição da Assembleia da República. Quem escolhe o primeiro-ministro é o presidente da República. Fica a dica.
    Já sabem, dia 30 Votem!
    Votem em vocês!
    Votem em Nós, Cidadãos!
    Nota: Somos os sextos no boletim mas com o vosso apoio podemos estar entre os primeiros no final da contagem dos votos! 😜

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter