JMJ23: Símbolos despediram-se da Sertã e rumaram ao concelho de Oleiros

Dando continuidade à peregrinação dos símbolos JMJ pelo Arciprestado da Sertã, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora despediram-se hoje, 22 de Fevereiro, do concelho da Sertã e rumaram para o concelho e Paróquia de Oleiros.
Ainda pela Sertã, os símbolos foram recebidos esta manhã no edifício dos Paços do Concelho pelo executivo camarário liderado pelo Presidente da Câmara, Carlos Miranda. O autarca salientou a “alegria e honra” em receber estes símbolos destacando uma vez mais a importância das Jornadas uma vez que “precisamos de uma juventude alerta, sobretudo uma juventude que seja capaz de trabalhar pela paz, pela justiça, pela solidariedade entre os povos”. O autarca salientou uma vez mais a disponibilidade da autarquia no acolhimento dos jovens em 2023.
A manhã foi ainda preenchida pela passagem dos símbolos no Quartel dos Bombeiros Voluntários, no Centro de Saúde e posto da GNR da Sertã. Já de tarde e antes de partirem para a Paróquia de Oleiros, os símbolos visitaram a APPACDM, o Centro Dia e Escola do Cabeçudo, com uma passagem ainda pela Paróquia do Troviscal.
Finalizada a passagem dos símbolos pelo concelho sertaginense, Daniel Almeida, Pároco da Paróquia da Sertã, fez um “balanço positivo” da peregrinação desejando que os símbolos tenham trazido “mobilização para a Jornada Mundial da Juventude”.
Queremos que os jovens se sintam entusiasmados a participar e que as suas famílias também os ajudem a participar. Que seja um encontro da Igreja e dos jovens com o Papa Francisco em 2023.
referiu o sacerdote ao Jornal de Proença
Considerando as Jornadas como um ponto de viragem que “vem mexer com toda a Igreja” o sacerdote espera que depois de Lisboa “os jovens, os cristãos se sintam implicados neste ser igreja, e que tudo isto, não seja apenas como um folclore de andar com os símbolos na rua a fazer umas caminhadas, umas peregrinações, umas orações muito bonitas. Só somos igreja se nos implicarmos, se dermos de nós, se participarmos e se vivermos a nossa fé.






Já no que ao concelho de Oleiros diz respeito, os símbolos entraram no concelho pela Paróquia do Mosteiro chegando depois ao Jardim Municipal de Oleiros.
Coube aos jovens, e à alguns membros da comunidade da Sertã, entregarem os símbolos aos Bombeiros e Escuteiros de Oleiros que os carregaram em cortejo até à Igreja Matriz onde foi celebrada Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Antonino Dias.
Presente na chegada dos símbolos, e em representação do município, esteve o vice-presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, que em declarações ao Jornal de Proença, falou na importância da passagem destes símbolos pelo concelho.
No concelho de Oleiros, praticamente na sua plenitude, os cidadãos praticam a fé católica e receber aqui os símbolos das Jornadas é muito importante, é um momento único que certamente os jovens do nosso concelho não esquecerão e, portanto, o município não poderia deixar de se associar a este momento que culminará em 2023 em Lisboa.
sublinhou o autarca
Segue o programa para amanhã, 23 de Fevereiro.
