Inauguração do Núcleo Museológico da Fundição Tomarense

Inauguração do Núcleo Museológico da Fundição Tomarense

O Núcleo Museológico da Fundição Tomarense vai ser inaugurado no próximo dia 27 de novembro, pelas 17 horas. Projeto da responsabilidade do Município de Tomar, surge na continuação das ações de reabilitação e requalificação daquele espaço, na prossecução da missão do Complexo Cultural da Levada de Tomar, enquanto equipamento cultural e turístico.

Este núcleo vai apresentar-se com uma exposição de longa duração, composta por equipamentos, ferramentas e utensílios que marcaram as atividades realizadas nas oficinas de fundição, serralharia e rebarbagem que funcionaram naquele espaço.

Assume-se este projeto museológico e museográfico como um trabalho direcionado para a salvaguarda e preservação da memória material e imaterial deste equipamento industrial, desenvolvido em conjunto com a participação da família Cotralha, proprietária da extinta empresa, e com o inestimável contributo de alguns antigos funcionários. Pretende-se, assim, apresentar este núcleo museológico como um equipamento que exibe e desmistifica a secular história do espaço, os diferentes processos industriais, como é o caso da própria fundição, e algumas curiosidades que humanizam este legado industrial e testemunho da história de diferentes gerações locais.

A Fundição Tomarense será mais um espaço com uma programação própria, disponibilizado à comunidade tomarense e a todos os que visitam a cidade, contribuindo para a afirmação de Tomar no quadro do turismo industrial. Vai estar aberta ao público de terça-feira a domingo, durante o período de inverno (de outubro a março), das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, e durante o período de verão (de abril a setembro), das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter