GNR recupera ouriço-terrestre na Sertã
O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da Sertã, recuperou no dia 05 de julho, um ouriço-terrestre (Erinaceus Europaeus) aparentemente debilitado, em Arrochela (Pedrogão Pequeno), concelho da Sertã.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda foram alertados por um popular residente na localidade de Arrochela – Pedrogão Pequeno – Sertã, de que um ouriço-terrestre se encontrava no quintal de sua propriedade há alguns dias sem se mexer. Uma patrulha do NPA deslocou-se ao local, efetuou a recolha do animal que aparentava estar debilitado.
afirma a GNR em nota enviada
O animal foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.