Escolas Básicas de Proença hastearam bandeira Eco-Escola

 Escolas Básicas de Proença hastearam bandeira Eco-Escola

As Escolas Básicas de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova hastearam recentemente as respetivas bandeiras Eco-Escolas a 23 e 29 de junho, respetivamente, celebrando um dia intenso com atividades lúdico-didáticas sobre a sustentabilidade ambiental.

“As crianças e jovens de hoje têm a responsabilidade acrescida de ensinar a sociedade sobre as boas práticas ambientais, porque além de sermos um concelho verde, se formas excelentes na educação também temos a condição de sermos olhados de maneira diferenciada”

destacou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Na Escola Básica de Sobreira Formosa o dia começou com a confeção de um bolo de mel no forno solar, a observação à lupa de plantas aromáticas e a elaboração de velas de cera de abelha com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta. O alunos assistiram a duas palestras: uma sobre o mel, que conto com a participação do apicultor Gonçalo Farinha, e outra sobre reciclagem de medicamentos pela Farmácia Daniel de Matos. O dia conto ainda com música e coreografias relacionadas com a reciclagem e com a entrega à escola de trotinetes, bolas e triciclos oferecidos pela Junta de Freguesia de Montes da Senhora. 

Em Proença-a-Nova, o dia contou também com diversas iniciativas que decorreram ao longo do dia: pintura de um painel coletivo em tecido, a observação das águas aromáticas do Projeto-Escola Bioaromas, a observação à lupa de plantas aromáticas, colocar etiquetas nas plantas aromáticas, o jogo “Qual é qual?” (associar a planta ao respetivo nome), o jogo “Aromas da nossa Floresta”, através das caixas de cheiro e o cantinho da leitura, em colaboração com o Centro Ciência Viva da Floresta e com a Associação de Pais e Educadores. Os alunos conseguiram ainda um acompanhamento ambiental e fizeram espetadas de fruta com o nutricionista do Agrupamento de Escolas. 

O Eco-Escolas é um Programa internacional coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior) e tem como objetivo garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais atraente. O Programa desenvolve ainda um conjunto diversificado de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.

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1 Comentário

  • Onde se lê “a observação das águas aromáticas do Projeto-Escola Bioaromas” deve ler-se “a degustação das águas aromátizadas e a chágria do Projeto Escola Bioaromas”.

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