Diocese investiu novos ministros extraordinários

 Diocese investiu novos ministros extraordinários

Foto: fiquefirme.com.br

Depois de adequada formação, decorreu no passado sábado, dia 17 de Fevereiro 2024, o mandato de um pequeno grupo de novos MEC (Ministros Extraordinários da Comunhão) e novos MECDAP (Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero) na concelebração da Eucaristia da Missa Vespertina do Domingo I da Quaresma, presidida por Dom Antonino Dias, na igreja de São vicente em Abrantes, integrada na Visita Pastoral do Bispo Diocesano a esta Paróquia do Arciprestado de Abrantes.

Depois da proclamação do Evangelho, os candidatos foram chamados e apresentados ao Bispo Diocesano e à Diocese e responderam como Moisés: “Aqui estou”. Na palavra da homilia que de seguida dirigiu à comunidade e a eles, D Antonino referiu o apelo à santidade feito a todos, a partir da vocação batismal.

De seguida, os candidatos foram interrogados sobre as suas disposições e a comunidade reunida para a concelebração convidada a rezar por esses candidatos que de joelhos acompanharam a oração que por eles foi feita.

Seguiu-se a Eucaristia com a Profissão de Fé e a Oração dos Fiéis.

Esta ação de formação foi coordenada pelo Secretariado Diocesano de Litúrgica e concretizada com a colaboração de vários sacerdotes.

Antes da bênção, foram entregues os cartões de identificação, válidos por três anos, que serão entregues pelos párocos nas paróquias “na celebração da Eucaristia dominical, anunciando o mandato e o exercício do respetivo ministério”.

Na despedida, Dom Antonino Dias voltou a recordar que “estes ministérios não são exercidos pela falta de sacerdotes, embora esta também seja uma realidade, nem como uma honra para quem os exerce, mas como um serviço prestado aos irmãos para edificação da comunidade e para crescimento da caridade em favor de quem nos aproximamos”.

*SDLiturgia

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter