Desafios da parentalidade

 Desafios da parentalidade

Birras, literacia digital, parentalidade saudável após o divórcio, sinais de alarme em crianças e jovens em termos de saúde mental, desenvolvimento socioemocional dos filhos e como conciliar os múltiplos papéis na parentalidade. Estes são alguns dos temas das sessões de mais um ciclo da iniciativa Aprender a Educar, promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

O programa Aprender a Educar é uma ferramenta valiosa para todos os pais que querem explorar e desenvolver competências parentais e fortalecer as relações pais-filhos,”.

“Estamos constantemente a aprender e a evoluir e a parentalidade não é exceção,”

“além de ser maravilhosa, a parentalidade é também desafiante porque está sempre a adaptar-se em função dos tempos e, por isso, temos de encontrar estratégias para abraçar estes desafios.”

Lurdes Veríssimo, docente da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora da iniciativa Aprender a Educar

A primeira sessão realiza-se a 12 de abril sobre “Contextualizar e Discutir Estratégias Para Prevenir e Gerir Birras”, com a presença de Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

A segunda está agendada para 19 de abril e abordará o tema da “Literacia digital: como lidar com o tempo que o/a meu/minha filho/a passa ao telemóvel?!”, com a intervenção de Raquel Duarte, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

No dia 10 de maio a sessão será sobre a “Parentalidade Saudável Após o Divórcio”, com Benedita Silva Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia. “Saúde Mental: sinais de alarme em crianças e jovens!” é o tema da sessão agendada para 24 de maio, com Alexandra Carneiro, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

Sob o tema “Quero que o/a meu/minha filho/a seja feliz!”, a sessão de 7 de junho terá como oradora Lurdes Veríssimo, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

A última sessão está agendada para 21 de junho e abordará o tema “Sou pai/mãe, mas não só … como conciliar os múltiplos papéis?”, com a intervenção de Francisca Pereira, psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia.

Desenvolvido por especialistas em psicologia, o programa tem como objetivo suscitar a reflexão e debate em torno de desafios importantes e atuais na educação de crianças e jovens, discutindo estratégias práticas que otimizem o papel parental.

O programa é dirigido a todos quantos reconhecem a necessidade de aprender e de refletir mais sobre a tarefa de educar.

O programa “Aprender a Educar” realiza-se sempre à sexta-feira, das 21h30 às 23h30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, permitindo aos pais escolher os temas que mais gostariam de aprofundar, adaptando-se desta forma aos seus interesses e necessidades.

Informações!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter