Corgas: a força de um povo

Corgas: a força de um povo

Hoje, quando cheguei à aldeia de Corgas, às 10h15, para presidir à Eucaristia dominical, o tesoureiro Luciano apresentou-me um aviso que é revelador da força de um povo.

A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Corgas vai promover a limpeza dos passadiços do ribeiro de Corgas no dia 18 de março. É certo que a iniciativa tem o apoio do Município de Proença, mas é a Associação que dinamiza este povo para limpar o ribeiro que é “coisa pública”. A limpeza do ribeiro é, mais uma vez, um tornar viva a história dos antepassados que usaram o ribeiro para tirar sustento para as suas famílias e possibilitaram aos filhos da terra vidas melhores.

No passado, o ribeiro era crucial para a agricultura. Hoje pode ser um incentivo para cultivar o espírito em diversas disciplinas: filosofia, fotografia, desporto (caminhadas), espiritualidade…

Publicamos algumas belas imagens tiradas do Facebook da Associação, que justificam esta ação cultural.

A limpeza começa às 8h00 no Largo do Ribeiro para constituir as equipas e distribuí-las nos troços definidos. Pede-se aos participantes para levarem motosserras, roçadeiras, moto roçadora, ancinho, forquilha, entre outros. O combustível ficará a cargo da Associação. Ao meio dia, far-se-á um almoço volante no local de trabalho. O término dos trabalhos está previsto para as 17h00.

Às 20h00, no jantar comemorativo dos 41º aniversário da ADCRC (1982-2023), vão ser entregues lembranças aos participantes da limpeza dos passadiços do ribeiro de Corgas 2023. O jantar está aberto a todos os sócios da ADCRC, mas quem não participou na ação de limpeza terá que pagar 10€. As inscrições são feitas para os telemóveis 966 308 082, 968 103 983 e 962 398 830 ou para o email da Associação.

Participe!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter