CIMBB recuperou 6 linhas de água

CIMBB recuperou 6 linhas de água

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) concluiu o Projeto “BEIRA BAIXA 3AC”, desenvolvido no âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental. Esta iniciativa teve como objetivo principal implementar medidas físicas de adaptação às alterações climáticas, com impacto direto no território da Beira Baixa.

“No âmbito deste Projeto, a CIMBB, em colaboração com os Municípios que a integram, foi responsável pela limpeza e desobstrução de linhas de água da região, designadamente: Ribeira de Almaceda (Freguesia de Almaceda, Castelo Branco); Rio Ponsul (Freguesia de Penha Garcia, Idanha-a-Nova); Ribeira da Roda (Freguesia de Oleiros-Amieira, Oleiros); Rio Bazágueda (Freguesia de Penamacor, Penamacor); Ribeira da Fróia (União Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, Proença-a-Nova); e Ribeiro do Enxarrique (Freguesia de Vila Velha de Ródão, Vila Velha de Ródão)”

informa a CIMBB em nota enviada à comunicação social

As linhas de água foram selecionadas em função da sua importância económica, social e ambiental para a região, bem como das vulnerabilidades face aos impactos das alterações climáticas (cheias, inundações e incêndios florestais).

Ainda de acordo com a CIMBB “estas intervenções valorizam amplamente os recursos hídricos da região, contribuindo diretamente para a redução das suas vulnerabilidades aos impactos das alterações climáticas – particularmente ao nível de precipitação excessiva, cheias, inundações, ecossistemas, espécies, habitats e incêndios florestais – assim como para o aumento da capacidade adaptativa do território. E, em simultâneo, geram contributos económicos, sociais e ambientais do ao nível da agricultura, biodiversidade, economia, florestas, saúde humana, segurança de pessoas e bens, e turismo”.

Para a referida estrutura esta ação encontra-se alinhada “com instrumentos de planeamento, de adaptação/mitigação das alterações climáticas de âmbito nacional, intermunicipal e municipal, e pode constituir um exemplo com potencial a ser replicável a nível nacional.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter