Casa da Comarca homenageou José Pereira Bairrada
A Casa da Comarca da Sertã foi palco, no passado dia 20 de Outubro, de um almoço de homenagem aos antigos Presidentes da Direcção Maria Adelaide Canas e José Pereira Bairrada.
Na ocasião usou da palavra o Presidente da Direcção, Pedro Amaro, que destacou a acção dos homenageados em prol da Casa e da região, seguindo-se as intervenções dos homenageados, tendo o Presidente da Direcção entregue uma lembrança da Vista Alegre a Adelaide Canas e o Pinho d’ Ouro a José Bairrada.
refere a referida Casa em nota enviada
Usaram ainda da palavra o Celso Matias da Silva, a quem o José Bairrada sucedeu no cargo de Presidente da Direcção e que privou com ambos os homenageados, bem como o José Ribeiro Novo, advogado de profissão, natural de Proença-a-Nova e que salientou o papel relevante desempenhado por José Bairrada na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.
O almoço contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados, bem como de Ana Crista, Vogal do executivo da Junta de Freguesia dos Olivais, e de Elísio Chaves, Presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa, tendo sido servido pelo Restaurante Ponte Velha.
Marcaram presença os ex-Presidentes da Direcção Celso Matias da Silva, Elisabete Simões e Irene Cardoso, a actual Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Carvalho, o representante de Oleiros no Conselho Regional, Armindo Augusto Ramos, e o representante da Sertã no Conselho Regional, Fernando Marçal, entre outros diversos dirigentes e ex-dirigentes da Casa e de associados colectivos regionais.
José Pereira Bairrada é natural do concelho de Proença-a-Nova, onde nasceu a 12/10/1943. Sócio da Casa da Comarca da Sertã desde 7/01/1992, exerceu o cargo de Presidente da Direcção no mandato 1995/96. Entre 1997 e 2002 fez parte do Conselho Fiscal, primeiro como 1º Secretário e depois como Presidente (1999 a 2002). No mandato 2020/21 foi representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional. A nível local, exerceu o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova (durante 14 anos) até 2023.