Biblioteca Itinerante da Sertã esteve em Coimbra

 Biblioteca Itinerante da Sertã esteve em Coimbra

A Biblioteca Itinerante da Sertã (Biblioandante) esteve no passado dia 21 de março (Dia Mundial da Poesia) em Coimbra para participar no «I Encontro Leitura em Trânsito: António Quadros da Academia à Comunidade», que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Contando com a presença de cerca de 20 Bibliotecas Itinerantes de todo o país e de diversos convidados das áreas da Ciência da Informação e da Literatura Portuguesa, este evento serviu para assinalar o centenário do escritor, filósofo, ensaísta e antigo diretor do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, António Quadros.

A presença da Biblioandante foi bastante notada em Coimbra devido ao dinamismo evidenciado pelas técnicas da equipa responsável por este projeto, que aproveitaram a ocasião para falar das iniciativas que decorreram na Sertã no passado mês de janeiro e fevereiro, a propósito da obra de António Quadros, designadamente a sessão do Clube de Leitura Oral da Sertã (CLEIO) dedicada a este autor, onde foram lidos contos e excertos da sua obra.

Neste âmbito foram também elaborados marcadores de livro pelo público da Biblioandante em algumas das aldeias do concelho, a partir de frases de António Quadros.

Também a Academia Sénior lhe dedicou uma das suas aulas, onde foi recordado o seu percurso de vida e aconteceram momentos de reflexão pelos alunos a partir de frases desta antiga personalidade do mundo das letras.

No âmbito do referido encontro, também em Coimbra, esteve patente ao público a exposição «Bibliotecas Itinerantes: lugares de futuro», concebida pelo Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e que desde 2021 tem estado a percorrer o país de norte a sul.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter