Aldeias do Xisto entre os melhores destinos turísticos do mundo

 Aldeias do Xisto entre os melhores destinos turísticos do mundo

O jornal norte-americano The Washington Post efetuou uma seleção dos 12 destinos ao redor do mundo como sendo os melhores para umas férias longe das multidões.

As Aldeias do Xisto portuguesas, do qual faz também parte a aldeia Vilarregense de Água Formosa, foram um dos destinos escolhidos.

O The Washington Post consultou vários especialistas sobre quais os seus destinos favoritos para umas férias mais tranquilas.

Fatores como a comunhão com a natureza, a observação da vida selvagem, a proximidade a pequenos rios e a gastronomia local foram alguns dos critérios utilizados na seleção destes 12 destinos.

Além das Aldeias do Xisto, fazem também parte desta seleção os seguintes destinos: Bracciano (Itália), Fukui (Japão), Asheville (Carolina do Norte), Dhermi (Albânia), Popayán (Colômbia), Ilhas Órcades (Escócia), Ilha Holbox (México), Tairawhiti Gisborne (Nova Zelândia), Fredericksburg (Texas), Toledo (Belize) e Sumba (Indonésia).

O conceituado jornal refere-se às Aldeias do Xisto como sendo “particularmente populares entre os caminhantes, ciclistas e amantes da natureza”.

Água Formosa é uma localidade típica integrada no Programa das Aldeias do Xisto, com a grande maioria das suas casas a serem construídas em xisto, mantendo a traça tradicional de outros tempos.

Situada a 10km do Centro Geodésico de Portugal, numa encosta soalheira, encontra assim uma aldeia cujo nome deriva de ali se encontrar uma fonte de Água Formosa.

Ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha espalhados pela Aldeia; mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza.

*Município de Vila de Rei

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter