Abertura do Ano Jubilar em Portalegre
Como havia sido noticiado, no dia 21 de agosto de 2024, Dom Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco abriu a Porta da Catedral de Portalegre e deu início ao ano jubilar.
A celebração da abertura da porta jubilar iniciou no exterior da Catedral onde se cantou a ladainha dos santos. Depois a celebração tomou forma de procissão. Primeiro entrou pela Porta Jubilar o Prelado da Diocese e depois a assembleia celebrante do jubileu e da eucaristia.
O ano jubilar vai ter várias iniciativas. Cada Arciprestado tem já marcado uma data para a sua peregrinação a Portalegre:
- 15 de setembro – Arciprestado de Portalegre
- 22 de setembro – Arciprestado de Castelo Branco
- 29 de setembro – Arciprestado da Sertã
- 06 de outubro – Arciprestado da Ponte Sôr
- 20 de outubro – Arciprestado de Abrantes
Vai ser publicado até ao final do ano civil uma folha, Palavra que une, preparada pelos membros do Conselho Presbiteral que pretende formar e informar sobre a Diocese de Portalegre e também ter uma reflexão sobre a Liturgia da Palavra de cada domingo.
O Deão da Sé de Portalegre, Cónego Bonifácio Bernardo em entrevista ao Alto Tejo Informação explica a criação da Diocese de Portalegre.
Os jubileus na Igreja são uma oportunidade de ir às fontes da fé. Não basta ir tirar o pó aos documentos fundacionais. Há um desafio de conhecer melhor os espaços, as pessoas e os momentos que unem os cristãos para que isso possa renovar a cada batizado na realidade pessoal que vive e na que devia viver com Cristo mediada pela comunidade diocesana e paroquial.
O Jornal de Proença associa-se a este momento histórico que se vive na Diocese de Portalegre-Castelo Branco.